Quinta, 03 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

PR rende última homenagem a Luther Rescova


12 Outubro de 2020 | 10h01 - Actualizado em 13 Outubro de 2020 | 13h38

PR João Lourenço rende última Homenagem à Luther Rescova Foto: Imagem captada

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, participou hoje (segunda-feira), no quartel-general das FAA, em Luanda, no acto de homenagem ao governador da Província do Uíge, Sérgio Luther Rescova, falecido sexta-feira, vítima de doença.


Entoado o hino nacional, o Chefe de Estado, acompanhado pela primeira-dama Ana Dias Lourenço, apresentou os sentimentos de pesar à família com uma vénia, dispensando o aperto de mãos como tem sido habitual em actos destes, em cumprimento às regras impostas pela pandemia da Covid-19.

O elogio fúnebre, nesta despedida ao Governador do Uíge, foi lido pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, que destacou as múltiplas qualidades do governante.

"São poucas as palavras para descrever um percurso, de 40 anos de vida, rico e intenso; recordações e exemplos que as nossas memórias registaram para algumas páginas douradas do país", sublinhou Adão de Almeida.

Destacou, ainda, o "jovem trabalhador e inspirador de outros jovens", entre as qualidades que distinguiam Sérgio Luther Rescova.

A tua marca, prosseguiu o ministro de Estado, é visível no conjunto de iniciativas voltadas para a mobilização da juventude angolana para o estudo, trabalho e para o patriotismo.

No acto, que decorreu sob rigoroso cumprimento das medidas de biossegurança e distanciamento social, participaram, também, representantes dos órgãos de soberania, do corpo diplomático, dos órgãos de defesa e segurança, da sociedade civil, entre outros.

Sérgio Luther Rescova Joaquim, de 40 anos de idade, vai a enterrar nesta segunda-feira, em Luanda, numa cerimónia reservada.

O governador esteve internado na clínica Girassol, em Luanda, depois de ter sido transferido de emergência da província do Uíge.

Luther Rescova Joaquim nasceu no dia 16 de Maio de 1980, no município da Damba, província do Uíge.

Mestre em Ciências Jurídico-Políticas e licenciado em Direito pela Universidade Católica de Angola, foi Deputado da Assembleia Nacional, inserido na Comissão de Assuntos Constitucionais e Jurídicos.

Exerceu, ainda, o cargo de secretário Nacional da JMPLA, organização juvenil do MPLA. Entre 02 de Janeiro de 2019 a 26 de Maio de 2020 exerceu o cargo de governador da Província de Luanda, e desde então exercia o cargo de governador da província do Uíge.