Domingo, 17 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Curso melhora desempenho profissional-Secretário de Estado


14 Outubro de 2019 | 16h40 - Actualizado em 15 Outubro de 2019 | 12h23

Luanda - O secretário de Estado da Construção, Manuel Molares D'Abril, considerou hoje (segunda-feira), em Luanda, que o curso de capacitação para os técnicos do sector vai permitir a transmissão de conhecimentos para quem está próximo dos cidadãos e melhorar a capacidade de atendimento e desempenho profissional.


O responsável, que falava na abertura do seminário de capacitação dos técnicos de Construção Civil e Obras Públicas, referiu que o Executivo se tem esforçado para melhorar e aperfeiçoar tudo, traduzindo-se num aumento da eficácia dos serviços públicos.

Molares D'Abril reconheceu haver melhor produtividade dos recursos humanos da administração pública, através de uma forte mudança de cultura de trabalho.

Lembrou que o Executivo tem assumido o desejo dos seus cidadãos, num esforço sempre perene de aumentar a qualidade de vida do seu povo e é nesta senda que o conceito de “gestão de proximidade ao cidadão” faz toda a diferença.  

Referiu que quem governa deve governar em prol dos cidadãos, das suas áreas administrativas, seja o Governo Central, os Governos Províncias ou as Administrações Locais.

Lembrou, igualmente, que o Programa de Modernização e Desburocratização (PMD) não se limita a estar escrito, mas já está a ser materializado, tornando o Instituto Regulador da Construção e Obras Públicas ( IRCCOP), numa instituição em que as boas práticas de gestão, alinhadas aos planos estratégicos do Governo, têm vindo a ser concretizadas.  

O seminário do Instituto de Obras Públicas tem por objectivo preparar os governos províncias  para fazerem o licenciamento das empresas, atribuindo o título de registo que, no âmbito destas transferências, vai dar responsabilidades às administrações municipais.

Vai formar formadores que, nas suas províncias, vão realizar círculos de palestras nos municípios que estarão habilitados a fazer o  licenciamento de construção.  

Sob o lema “Capacitação de licenciamento de empresas no sector da construção civil e obras públicas", que tem a duração de dois dias, o acto contou com a presença do ministro da Construção, Manuel de Almeida.