Sexta, 04 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Troço rodoviário Sombo Sul/Saurimo em obras de terraplanagem


28 Agosto de 2020 | 19h21 - Actualizado em 28 Agosto de 2020 | 19h21

Saurimo - O troço que liga a comuna do Sombo Sul à sede municipal de Saurimo (Lunda Sul) está a ser terraplanado desde hoje, sexta-feira, num percurso de 120 quilómetros, visando a melhoria da circulação de pessoas e bens.


A obra, enquadrada no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), está orçada em 180 milhões de Kwanzas, vai ser executada em seis meses e prevê criar 20 postos de trabalho directo.

A via terá nove metros de largura, destes, sete para a faixa de rodagem e um para as bermas. Trabalhos de desmatação, escavação, aterro e passagem hidráulica foram todos previstos na obra em curso desde hoje.

Na ocasião, o governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto, que lançou a primeira pedra, disse que com a terraplanagem da via encurtará a distância da comuna para a cidade de Saurimo e contribuirá na melhoria das condições de vida as populações.

Afirmou ainda que vai facilitar a actividade do governo na construção e reconstrução da comuna, que há muito tempo viu-se privada de vários serviços sociais.

O governador solicitou mais celeridade na empreitada e fiscalização para que tenha qualidade e durabilidade.

Por seu turno, a administradora comunal do Sombo, Fernanda Domingos, disse que constitui uma mais-valia a reabilitação da via, pois que vai facilitar o escoamento dos produtos agrícolas e a entrada de bens industriais a partir da cidade.

Segundo a responsável, agora já se pode circular em condições, pois anteriormente de Sombo à Saurimo percorria-se em média cinco horas de viagem, mas quando terminar a empreitada será menos.

A comuna do Sombo, localizada a 176 quilómetros da cidade de Saurimo, capital da província da Lunda Sul, alberga cerca de mil e 993 habitantes, na sua maioria camponesa.