Domingo, 24 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Chicomba inicia terraplanagem de 90 km de estradas até Quipungo


10 Setembro de 2020 | 15h03 - Actualizado em 10 Setembro de 2020 | 15h02

Lubango - Noventa quilómetros de estrada que ligam a sede do município de Chicomba ao de Quipungo, província da Huíla, começaram a partir de hoje a ser terraplenados, no âmbito dos projectos do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), soube a Angop.


Segundo o director municipal das Infra-estruturas da circunscrição, Anderson João, que falava à Angop, trata-se da única, das duas vias que dão acesso ao município de Chicomba, ainda em condições, pois a outra que liga com Caconda tem uma ponte partida, é inacessível por viaturas e só é possível a ccirculação de motos.

As obras orçadas em mil milhões e 995 milhões de kwanzas contemplam igualmente a intervenção de 20 km de terraplanagem, dentro da comuna sede do município de Chicomba, adicionada às obras de arte, cujos trabalhos estão a cargo da empreiteira Status Comércio e Indústria Lda.  

O acto de consignação da empreitada, que vai durar nove meses, aconteceu nesta segunda-feira, numa cerimónia orientada pela administradora municipal de Chicomba, Dina Berner Domingos.     

De acordo com Anderson João, os 90 km de estrada tem uma largura de oito metros.

A nível do município, o  PIIM tem quatro projectos todos em execução, nomeadamente a ampliação do hospital municipal, do sistema de abastecimento de água, da rede de iluminação pública e a reabilitação das vias de acesso a Chicomba,  ao todo,  orçados em  dois mil milhões 493 milhões de Kwanzas.

Chicomba dista a 220 km a Norte do Lubango e tem 158 mil 191 habitantes, segunda a projecção o Instituto Nacional de Estatística (INE) para o presente ano.