Sexta, 04 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Reposta circulação na ponte sobre o rio Luia


09 Setembro de 2020 | 10h05 - Actualizado em 09 Setembro de 2020 | 10h05

Saurimo - A circulação rodoviária na ponte sobre o rio Luia, na comuna do Muriege, município do Muconda, província da Lunda Sul, foi reposta nessa terça-feira, após seis meses de interdição devido ao desabamento.


A ponte, com cerca de 12 metros de cumprimento e seis de largura, foi alvo de intervenção por apresentar sinais de degradação. A situação aconteceu quando o nível da água subiu, rompeu as bases e consequentemente a correnteza arrastou uma das partes da estrutura, representando sérios riscos para circulação rodoviária.

Os trabalhos de reposição consistiram na mudança total da ponte, aumento do perfil longitudinal, substituição dos tabuleiros, colocação de travessas e vigas de rolamento, e outros equipamentos.

Em declarações à ANGOP, o director do Gabinete Provincial das Infra-estruturas e Serviços Técnicos, Cláudio Pemessa, disse que com a montagem da ponte facilitará o escoamento da produção agrícola para os principais mercados da comuna do Muriege, Chiluange e a cidade de Saurimo.

Pediu aos responsáveis da administração local no sentido de garantirem a manutenção permanente da via, para a sua conservação, de modo a evitar que a população volte a estar isolada em caso de deterioração, tendo em conta as cargas pluviais que se abatem sobre a província.

A comuna do Muriege tem uma população estimada em sete mil habitantes, maioritariamente camponeses e faz fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), através da fronteira do Chiluange.