Domingo, 17 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Responsável defende envolvimento das famílias na gestão integrada da Saúde


05 Junho de 2019 | 15h52 - Actualizado em 05 Junho de 2019 | 15h51

Luanda - O director provincial da Saúde em Luanda, Miguel Gaspar, defende o envolvimento das famílias nos programas de gestão integrada de saúde para que reduza o número de doentes e melhore a qualidade de serviço a prestar.


Miguel Gaspar que defendeu essa posição no Conselho de Auscultação das Comunidades que decorreu refere que a estratégia visa o envolvimento das famílias e de outros actores sociais como a igreja, escola e comissões de moradores nos programas integrados de saúde.

Disse que já existe um programa de saúde que precisa ser adequado à realidade específica da população, cuja implementação deverá ser feita pelas direcções municipais e distritais da saúde.

Na prática, os problemas de saúde vivem-se nas famílias e nas comunidades, prosseguiu o responsável, por esta razão é extremamente importante conseguir que seja a família, igrejas e as comissões de moradores estejam envolvidas na gestão das questões de saúde.

Lamentou o facto de a população continuar com a perceção de que os profissionais de saúde são os responsáveis pela prevenção de algumas doenças, quando é a família que deve ter maior atenção no sentido de reduzir a exposição das pessoas aos riscos.