Sábado, 28 de Novembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

COVID-19: Quilengues prepara escola para centro de quarentena


28 Março de 2020 | 20h50 - Actualizado em 28 Março de 2020 | 20h50

Dístico do COVID-19, novo Coronavírus Foto: Divulgação

Quilengues - Uma escola de 12 salas de aulas do ensino primário, arredores da sede municipal de Quilengues, na província da Huíla, tem as condições criadas para servir de posto satélite ao da cidade do Lubango, de ratreio e de quarentena, tendo em conta a prevenção ao Covid-19.


Trata-se da escola número 178, "Massindjo-Hepe", cujas orientações foram baixadas hoje, pelo governador provincial, Luís Nunes, durante uma visita de constatação das condições criadas pelo município diante da pandemia do novo Coronavírus.

Luís Nunes visitou igualmente o posto de rastreio montado na ponte do rio Cutembo, zona fronteiriça ente as províncias da Huíla e de Benguela, assim como duas unidades sanitárias, nomeadamente do hospital municipal de referência e uma unidade periférica, que vão poder atender eventuais casos da doença.

Em declarações à imprensa, no final da visita, o chefe do posto de rastreio montado na ponte do Cutembo, Domingos Cachindele, disse que os trabalhos correm na sua normalidade e nas primeiras horas do dia testaram pelo menos 44 homens, 12 mulheres e duas crianças, sem um caso suspeito.

 Por sua vez o administrador local, Adriano Alberto Pedro, disse que vão reforçar a presença de efectivos do Ministério do Interior para efectivar o estado de emergência a cem por cento.

Salientou que até o momento o comportamento dos populares é positivo, uma vez que têm estado a cumprir com as orientações, bem como a polícia está a tomar as medidas que se impõe. 

O município de Quilengues comporta pelo menos 19 unidades sanitárias, sendo um hospital de referência com capacidade para 22 camas, quatro centros médicos, 14 postos de saúde, assegurados por perto de cem trabalhadores, entre médicos nacionais e estrangeiros, técnicos de diagnóstico e terapeuta, apoio hospitalar e administrativo.