Sexta, 15 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Lunda Sul ganha Hospital Pediátrico


28 Maio de 2020 | 17h54 - Actualizado em 28 Maio de 2020 | 17h54

Saurimo - A província da Lunda Sul ganhou hoje, quinta-feira, um hospital pediátrico de referência, com capacidade para atender 80 pessoas/dia.


A unidade, cuja construção custou aos cofres do Estado 141 milhões de kwanzas, tem 70 camas, um laboratório, dois consultórios, serviços administrativos, entre outros, e está completamente equipado com meios modernos.

Na ocasião, o governador Daniel Neto considerou o novo hospital como uma mais-valia, uma vez que vai contribuir para a melhoria da qualidade de assistência sanitária, conferindo mais tranquilidade às famílias.

Assegurou que será possível evitar que os menores sejam transferidos para outras unidades. “Doravante vão poder usufruir plenamente de uma unidade de referência na região nos cuidados pediátricos”, ressaltou.

Ainda hoje, Daniel Neto reinaugurou uma escola de 15 salas de aulas, no bairro Kawazanga, município de Saurimo.

Foi também inaugurado dois postos de transformação (PT's), com capacidade de 630 kva, que beneficiaram 700 famílias do bairro Txizainga I, arredores de Saurimo (Lunda Sul).

O município de Saurimo conta com uma população estimada em 442 mil 437 habitantes, o que representa 82 por cento da população da Lunda Sul.