Quarta, 25 de Novembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Covid-19: População aconselhada a redobrar medidas


05 Junho de 2020 | 20h03 - Actualizado em 05 Junho de 2020 | 20h02

Cidade de Saurimo, província da Lunda Sul Foto: Pedro Parente

Saurimo - O coordenador adjunto da Comissão Multissectorial de Resposta à Covid-19 na Lunda Sul, Viegas de Almeida, aconselhou hoje, sexta-feira, a população no sentido de redobrarem as medidas preventivas contra a pandemia, nesta época de cacimbo (tempo frio).


O responsável, que falava à imprensa, disse ser imperioso o reforço dos cuidados, de modo a evitar elevados casos de síndrome respiratório nas unidades sanitárias, uma vez que, no cacimbo, as doenças respiratórias são muito frequentes e têm sintomas semelhantes à covid-19.

Viegas de Almeida indicou ser fundamental que as pessoas se agasalhem da melhor forma possível, utilizando roupas adequadas à época e absterem-se de uso de água fria, sobretudo em crianças, para que as unidades sanitárias registem poucos casos de doenças respiratórias.

Sensibilização sobre covid-19

O projecto JIRO, do Gabinete Provincial da Juventude e Desporto da Lunda Sul, realizou na quarta-feira acções de sensibilização e mobilização nas instituições públicas, sobre os cuidados a se ter com a covid-19, de modo a evitar a propagação da pandemia.

Segundo o coordenador provincial do referido projecto, Tito Augusto, as acções cingiram-se no cumprimento do distanciamento social e uso obrigatório de máscaras faciais.

A actividade do género foi realizada também nos mercados informais, dos bairros Txizainga, Catorze e Candembe.

Na Lunda Sul, encontram-se a cumprir a quarentena domiciliar 18 cidadãos nacionais, provenientes de Malanje.