Domingo, 17 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Mais de 30 mil crianças são imunizadas contra pólio


09 Julho de 2020 | 11h11 - Actualizado em 09 Julho de 2020 | 12h57

Menongue - Mais de 39 mil crianças, dos zero aos cinco anos, serão vacinadas contra a poliomielite, em sete dos nove municípios da província do Cuando Cubango, de 10 a 12 do mês em curso, no âmbito do programa de combate ao vírus.


Trata-se dos municípios do Cuito Cuanavale, Cuangar, Calai, Dirico, Nankova, Rivungo e Mavinga, este último que registou, no princípio do ano, um caso positivo.

A informação foi prestada hoje, quinta-feira, à Angop pelo chefe dos cuidados primários do Departamento da Saúde Pública e Controlo de Endemias, Daniel Nazaré. O responsável avançou que se trata da segunda ronda da campanha, estando disponíveis mais de 71 mil doses de vacinas já distribuídas nas municipalidades beneficiárias.

Estão, igualmente, mobilizadas, para a empreitada, mais de 400 pessoas entre vacinadores, supervisores, coordenadores, entre outros técnicos, com condições logísticas e de mobilidade criadas para o êxito da campanha, tendo apelado aos pais e demais encarregados para colaborarem na vacinação das crianças, com vista a evitar o surgimento de possíveis casos positivos no Cuando Cubango.

A Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença causada por vírus, que pode infectar crianças, ocasionalmente em adultos, e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção.