Sexta, 27 de Novembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Moxico regista aumento de casos de tuberculose


29 Julho de 2020 | 14h06 - Actualizado em 29 Julho de 2020 | 14h06

Moxico: Hospital Sanatório Provincial do Moxico Foto: kinda kyungu

Luena - Duzentos e 90 novos casos de tuberculose foram registados no Hospital Sanatório do Moxico, de Janeiro até a data presente, mais 12 em relação ao igual período anterior.


Numa nota de imprensa da unidade hospitalar, entregue hoje, à Angop, no Luena, esclarece que destes casos, 161 são de tuberculose “BK+”, 123 tuberculose sensível e seis extras – pulmonar.

O documento explica que os casos foram diagnosticados num universo de mil e 151 pacientes que afluíram às consultas externas no referido período.

No mesmo período, a instituição internou 76 pacientes, incluindo os do primeiro semestre deste ano, dos quais 46 receberam altas por melhoria, 13 faleceram, nove transferidos e um abandonou o tratamento.

No semestre em análise, 627 outros pacientes foram submetidos ao tratamento ambulatório.

Enquanto isso, 32 casos de acidentes de viação e agressão física agitaram o banco de urgência do hospital geral do Moxico (HGM), nos últimos sete dias, mais oito em relação ao igual período anterior.

Segundo o chefe daquela secção, Orlando Leandro, que prestou a informação no mesmo período, o centro hospitalar assistiu também, 236 pacientes com diversas patologias.

Explicou que dos pacientes consultados, 27 foram diagnosticados com malária, 16 infecções respiratória aguda, 22 doenças diarreicas agudas, entre outras doenças.

Apontou que no referido período a unidade hospitalar registou três óbitos por poli-traumatismo, malária e septos - neonal.