Quinta, 03 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Hemoterapia reforçada com novas bolsas de sangue


18 Agosto de 2020 | 19h13 - Actualizado em 18 Agosto de 2020 | 19h13

Moxico: Jovens doam Sangue no Hospital Geral Foto: kinda kyungu

Luena - A secção de hemoterapia do Hospital Geral do Moxico (HGM) foi reforçada nesta terça - feira com pelo menos nove litros de sangue, numa iniciativa do comité província da JMPLA.


O sangue foi doado por mais de 50 jovens da organização juvenil, enquadrado nas acções sociais do secretariado do Moxico.

Ao falar à imprensa, o primeiro secretário provincial da JMPLA, Gabriel Manuel disse que a sua organização vai continuar com a acção de caridade em outros municípios da província, até ao final do ano.

Por sua vez, o presidente da Associação de Dadores de Sangue no Moxico, António Pinto “Matabicho”, enalteceu a doação das 19 bolsas de sangue, que vão salvar vidas, sobretudo nos blocos operatórios das unidades hospitalares de referência da cidade do Luena.

O chefe da Hemoterapia do HGM, Cândido Francisco Daniel, na ocasião, apelou os funcionários das instituições estatais e privadas a seguirem o mesmo exemplo, doando sangue nas unidades hospitalares da província.

Para a doação de sangue, explicou, o cidadão deve ter 18 a 65 anos, pesar, pelo menos, 50 quilogramas e gozar de boa saúde.

Apontou que de Janeiro até a data apenas duas organizações doar 40 bolsas de sangue, insuficientes para as unidades hospitalares devido a grande procura do produto que se regista nas instituições sanitárias.

Lamentou o facto de as doações de sangue serem efectuadas apelas por familiares dos pacientes, o que complica outros doentes que não têm familiares na província.