Quinta, 03 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Covid-19: Unidade de tratamento reforçada com 100 camas


03 Setembro de 2020 | 17h36 - Actualizado em 03 Setembro de 2020 | 17h36

Moxico: Vista parcial da Cidade do Luena Foto: Pedro Parente

Luena - A unidade de tratamento da Covid - 19, instalada na cidade do Luena, província do Moxico, foi esta semana reforçada com 100 camas, totalizando 122, e cinco ventiladores, numa iniciativa do Ministério da Saúde, anunciou hoje, à Angop, o chefe do Departamento de Saúde Pública, Balde Barnabé.


Segundo o responsável, a unidade agora dispõe de maior capacidade e condições técnicas para poder atender prováveis casos da pandemia.

Informou que, neste momento, a situação epidemiológica desta província é calma, esclarecendo que os três casos positivos diagnosticados nos municípios fronteiriços do Alto – Zambeze (02) e dos Bundas (01) são assintomáticos e estão a ser bem seguidos.

Fez saber que actualmente 16 pessoas cumprem a quarentena institucional, sendo dois no município do Alto - Zambeze, nove nos Bundas e cinco no município do Moxico (sede), dos quais um caso reactivo a (IGM).

“Outras 101 pessoas encontram - se em quarentena domiciliar, das quais 77 no município fronteiriço do Luau, 22 no Moxico (sede) e dois no Camanongue”, apontou.

Explicou que em termos de testes rápidos, de Julho até a data presente, foram realizados 681, dos quais 12 reactivos a (IGG) e cinco (IGM).

Dos cinco casos reactivos a IGM, quatro casos foram confirmados através do teste RT-PCR,  enquanto um aguarda pela colheita a ser enviado para Luanda.