Quarta, 02 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Covid-19: Parteiras tradicionais em Menongue capacitadas


08 Outubro de 2020 | 17h34 - Actualizado em 08 Outubro de 2020 | 17h34

Cuando Cubango: Vista parcial da cidade de Menongue Foto: Tarcísio Vilela

Menongue - Vinte parteiras tradicionais de Menongue, capital do Cuando Cubango, foram capacitadas na quarta-feira sobre medidas preventivas e combate à Covid-19, sobretudo o uso de máscaras faciais, álcool em gel e outros meios de biossegurança.


A capacitação de parteiras tradicionais foi uma iniciativa do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género do Cuando Cubango, em parceria com as autoridades sanitárias, no âmbito da Jornada Nacional da Mulher no meio Rural, que decorre desde 1 a 31 do corrente mês.

A parteira especializada Domingas Berta Valério, na sua intervenção, aconselhou as mães no sentido de lavarem as mãos antes e depois de segurarem os bebés, a troca constante da sua roupa e dos filhos, de máscaras faciais para que no acto de amamentação a progenitora, se tiver, não venha contaminar o menor.

Já a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género do Cuando Cubango, Aida Rosalina Pedro Manuel, disse que a instituição que dirige é parceira das parteiras que têm uma missão muito nobre, de permitir trazer ao mundo um ser humano, dai ser uma profissão de grande responsabilidade.

Até ao momento, o Cuando Cubango registou duas mortes de Covid-19, de ambos os sexos, importados do Bié e da Huíla.

As medidas de vigilância epidemiológica têm sido desdobradas nos principais pontos de entrada e saída de cidadãos, com vista a evitar a propagação da Covid-19.