Quinta, 03 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Covid-19: Comissão pede calma pela demora de resultados


13 Outubro de 2020 | 19h26 - Actualizado em 13 Outubro de 2020 | 19h46

Bié: Director do Gabinete Provincial da Saúde, João Campos Foto: Bartolomeu do Nascimento

Cuito - A Comissão Provincial Intersectorial de Combate e Prevenção à Covid-19 apelou à calma hoje, terça-feira, na cidade do Cuito (Bié), aos cidadãos que aguardam pelos resultados dos testes da Covid-19, efectuados há mais de um mês.


Em declarações à imprensa, o porta-voz da Comissão Provincial Intersectorial de Combate e Prevenção à Covid-19 no Bié, João Campos, afirmou que o Laboratório Molecular de Benguela, tendo em conta a quantidade de amostras que ostenta, neste momento, não tem capacidade de atender todas as províncias sob sua tutela em simultâneo.

Garantiu que a sua instituição tem contacto constante com as autoridades sanitárias de Benguela, no sentido de despacharem as amostras que lá se encontram e as mesmas prometeram enviar os resultados definitivos ainda esta semana.

João Campos afirmou que, neste momento, a Comissão de Combate e Prevenção à Covid-19 aguarda pelos resultados de 174 amostras enviadas no Hospital de Benguela, entre os quais figuram 62 amostras que resultaram em IGM e 112 que deram em IGG, num acumulado de 2.428 testes serológicos realizados.

A fonte adiantou que, neste momento, a Comissão local dispõe de 50 amostras de testes serológicos realizados recentemente a vários extratos sociais que resultaram em IGG e IGM, que serão encaminhados para Luanda na quarta-feira, concretamente para o Instituto Nacional de Luta contra o VIH/Sida.

Com 32 casos confirmados e sete recuperados, o Bié tem, neste momento, 178 pessoas em quarentena, sendo 128 em quarentena domiciliar e 50 em quarentena institucional.