Sexta, 04 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Covid-19: Caso dois infecta quatro técnicos de saúde


21 Outubro de 2020 | 17h46 - Actualizado em 21 Outubro de 2020 | 17h49

Pormenor da Cidade de Malanje Foto: Lino Guimarães

Malanje - Quatro técnicos de saúde do Hospital Regional de Malanje foram infectados com a Covid-19, por manterem contacto directo com o caso dois da província, conhecido desde o dia 12 do corrente.


Trata-se dos novos casos de Malanje anunciados terça-feira pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, todos do sexo masculino, com as idades de 30 a 55 anos, provavelmente infectados durante o exercício da profissão.

De acordo com a porta-voz da Comissão Provincial de Resposta à Covid-19 na província, Yolanda Mote, destes, três são assintomáticos e um apresenta dores de cabeça, nas articulações e febres, estando todos nesta altura isolados, sendo o último no Centro de Tratamento do Bairro Cahala e os demais em domicílio.

Precisou que até ao momento cerca de cem técnicos de saúde do Hospital Regional de Malanje constituem contacto directo do caso dois, o que obrigou a desinfestação e encerramento do Banco de Urgências de Medicina da referida unidade, por ser um local onde o paciente ficou muitos dias internado até antes de lhe ser detectada a Covid-19.

Explicou que o seguimento aos contactos directos do caso dois e dos seus disseminantes continuam.  

Com estes quatro, Malanje conta agora com 13 casos, dos quais 12 activos e um recuperado.