Sexta, 27 de Novembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Hospital realiza jornadas sobre "Tuberculose em tempo de Covid-19"


23 Outubro de 2020 | 22h26 - Actualizado em 23 Outubro de 2020 | 22h25

Obras de reabilitação, ampliação e apetrechamento do Hospital Sanatório de Luanda Foto: Pedro Parente

Luanda - O Hospital Sanatório de Luanda (HSL) realiza no dia 30 deste mês as Sétimas Jornadas Científicas sob o lema "Tuberculose em tempo de Covid-19 no HSL".


Uma nota de imprensa da instituição hospitalar, chegada hoje, sexta-feira, à Angop, indica que o evento servirá para promover debates para o incentivo da humanização dos profissionais de saúde na prestação de cuidados aos pacientes e familiares vivendo com tuberculose (TB) e Covid-19.

Temas como “ Tecnologia informática e prestação de serviços em tempo de Covid-19”, “ Tuberculose multirresistente no HSL”, Importância da Implementação de um sistema de gestão de qualidade na rede de laboratório de diagnóstico de TB”, “ Imunidade, fisioterapia e Covid-19” e “ Exercícios fisioterapêuticos como prevenção da Covid-19” constam dos debates.  

O Hospital Santório de Luanda, vocacionado ao tratamento de pacientes acometidos com doenças do foro respiratório, com destaque para tuberculose, promoveu as suas Primeiras Jornadas Científicas no ano de 2009, com o fim da troca de experiências entre profissionais de saúde que diariamente trabalham para salvar vidas.

A unidade hospitalar foi inaugurada a 15 de Julho de 1972, pelo então capitão Fragata Maria Tavares Rosa do Sacramento Monteiro, na época colonial, sub-secretário de Estado da Administração Ultramarina.

Neste momento, o hospital, localizado no bairro Palanca, município do Kilamba Kiaxi, está a merecer obras de reabilitação e expansão, face ao avançado estado de degradação que apresentava a sua estrutura.