Quinta, 03 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Covid-19: Equipamento do laboratório da Lunda Norte já em Angola


28 Outubro de 2020 | 10h17 - Actualizado em 28 Outubro de 2020 | 10h17

laboratório do centro de diagnóstico laboratorial de Viana Foto: Pedro Parente

Dundo - A ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, assegurou, na terça-feira, no Dundo, que o equipamento para a montagem do laboratório da Lunda Norte, que terá capacidade de dois mil testes de Covid-19/dia, já se encontra em Angola.


Em declarações à imprensa, no final de uma visita de algumas horas na cidade do Dundo, a ministra avançou que o equipamento só vai para a Lunda Norte depois da conclusão das obras de requalificação do Centro de Diagnostico.

Informou ter recebido garantias do empreiteiro de que dentro de 14 dias as obras de requalificação serão concluídas, com a previsão do laboratório começar a testar em Novembro. Atenderá a região leste do país (Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico), sublinhando que, para além da Covid-19, vai realizar exames do fórum molecular.

De acordo com a ministra, foram formados quatro técnicos da Lunda Norte que se encontram, actualmente, a trabalhar no laboratório de Viana, em Luanda, e tão logo entre em funcionamento os mesmo virão assegurar e formar outros profissionais.

O Estado angolano gastou mais de cinco milhões de dólares norte-americanos na aquisição de laboratórios para as províncias de Luanda, Lunda Norte, Huambo e Uíge, para um total de seis mil testes/dia todos juntos. Estão, actualmente, em funcionamento, os laboratórios de Luanda, Uíge e Huambo, com as mesmas capacidades de teste.

A província da Lunda Norte, com 71 cidadãos em quarentena domiciliar, tem o registo de um caso positivo já recuperado.