Quarta, 20 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Angola: CACL melhorou assistência de serviços de saúde, José Tavares


20 Maio de 2015 | 16h16 - Actualizado em 20 Maio de 2015 | 16h15

José Tavares - Presidente da autoridade Administrativa de Luanda

Foto: Lino Guimarães



Luanda - A Comissão Administrativa da Cidade de Luanda (CACL), melhorou em 2014 a assistência e a oferta de serviços de saúde a nível do município, com abertura de blocos operatórios, salas de estomatologia e acções preventivas de combate a cólera.



De acordo com o presidente da Comissão Administrativa da cidade de Luanda, José Tavares Ferreira, que deu a conhecer hoje quarta-feira o facto, quando falava na abertura da 1º sessão de 2015 do Conselho de Auscultação e Concertação Social, juntou-se a estes programas as campanhas de fumigação com objectivo de combater as lavras dos plasmódios, dinamizando desta forma o combate cerrado à malaria.

Nesta senda, continuou o gvernante, foram reabilitados e apetrechados 11 centros de saúde de referencia nos distritos do Sambizanga e Kilamba Kiaxi, que permitiu o aumento de mais 518 camas.

Disse que o melhoramento dos serviços prevê ainda a criação de novas unidades e infra-estruturas físicas dotadas de equipamentos de diagnósticos e curativos.

Reforçar o pessoal médico, paramédicos e auxiliares, bem como a melhoria e o aperfeiçoamento da condições de atendimento, merecerão grande atenção, segundo o presidente.

Nos domínios da educação, foram desenvolvidas acções de formação, construção de quatro bibliotecas e reabilitação de outras, o melhoramento de 94 salas de aulas o que permitiu o aproveitamento em cerca de 80 porcento e a inserção de mais alunos no sistema de ensino.

Durante o encontro, com termino previsto para a tarde de hoje, serão analisados o relatório de gestão e actividades 2014, programa de combate à pobreza, plano de actividade orçamental geral do estado (OGE), programa de educação energética e o regulamento do conselho de auscultação e concertação social.

nn