Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Cuando Cubango: Criadas condições para as festas da cidade de Menongue


17 Outubro de 2016 | 15h29 - Actualizado em 17 Outubro de 2016 | 15h30

Vista aérea da cidade de Menongue

Foto: Nicolau Vasco



Menongue - As condições técnicas, culturais, físicas e outras adicionais e objectivas estão criadas para a realização com êxitos dos 55 anos das festas da cidade de Menongue, a comemorarem-se no próximo dia 21 do mês em curso, informou, hoje, segunda-feira, em Menongue, sede capital do Cuando Cubango, o administrador Fernando Cassanga.


Ao intervir na reunião de concertação com os membros do Governo Provincial, orientada pelo vice-governador para o sector Político e Social, Pedro Camelo, o administrador disse que, de modo geral e à moda da situação da crise económica e financeira, as condições essenciais estão criadas.

Segundo explicou, o programa para as festas da cidade está devidamente elaborado, criada uma comissão e subcomissões para o asseguramento de trabalho, preparado o local do acto, Largo 23 de Março, recebidas as fâmulas, os dísticos, acauteladas as questões publicitárias, de músicos, na sua maioria locais, e garantido o carrossel para menores.

Fernando Cassanga fez saber que as mulheres vendedoras já estão orientadas para organizarem devidamente as suas barracas, a julgar pelo facto dos munícipes e visitantes virem a afluir no Largo 23 de Março, tendo também solicitado ao apoio institucional.

O vice-governador Pedro Camelo referiu que passados 55 anos, muitos resultados podem ser apresentados, nas áreas de crescimento e desenvolvimento, o que exige dos munícipes de Menongue uma atitude responsável, num comportamento que se situe aos desafios que coloca aos seus habitantes.

De acordo com o responsável, o objectivo da reunião foi das instituições estatais e privadas associarem-se a administração municipal para que nada falte, para a concretização dos vários aspectos constantes no programa das festividades.

Para Pedro Camelo, as intenções essenciais constantes no programa se forem transformados em realidade ter-se-á uma festa a dimensão dos anseios dos munícipes de Menongue.  

Consta do programa, a realização de uma deposição de uma coroa de flores, no dia 21 do corrente mês, de espectáculo músico-cultural, exposição de artes culturais, actividade desportiva, palestra sobre legalização de terreno, campanha de limpeza na cidade, jantar de gala, entre outras actividades.  

A 21 de Outubro de 1961, o Diploma Legislativo Ministerial nº 51, cria o Distrito do Cuando Cubango e fixa Serpa Pinto, como sua capital. Nesta data, foi elevada à categoria da cidade a antiga Vila de Serpa Pinto.

O povoamento de Menongue intensificou-se a partir da constituição do Distrito do Cubango, em 1920, facto que terminou a fundação oficial da Vila de Serpa Pinto, em 1921. A constituição do 1º Posto Administrativo de Serpa Pinto terá ocorrido dois anos mais tarde, em 1923.

O município de Menongue é constituído administrativamente por três comunas, nomeadamente Missombo, Caiundo e Jamba Cueio, com uma população estimada em mais de 300 mil habitantes.