Quarta, 02 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Huíla: População da província cresce 9,52 porcento após Censo2014


12 Julho de 2017 | 12h24 - Actualizado em 12 Julho de 2017 | 15h21

Pormenor da cidade do Lubango Foto: Morais Silva

Lubango - O número de habitantes na província da Huíla cresceu de dois milhões e 497 mil 422, para dois milhões 735 mil e 297 cidadãos, volvidos três anos após a realização do Censo da População e Habitação 2014, de acordo com projecções divulgadas hoje, no Lubango, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).


Em declarações à Angop, o chefe do serviço provincial do INE, Sobral Katrapila, em alusão ao Dia Mundial da População assinalado a 11 de Julho (terça-feira), afirmou que estes números representam uma taxa de crescimento de 3% ano, observando em 36 meses um crescimento na ordem de 237 mil e 875 pessoas em relação aos dados do Censo2014.

Fez saber que estes números resultam de projecções demográficas elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatística, com base na taxa de natalidade e de mortalidade, assim como os movimentos migratórios.

“São dados que se referem as projecções demográficas elaboradas pelo INE, tendo em conta os resultados do      Censo2014, os resultados dos indicadores múltiplos de saúde de 2015/16 e dados administrativos dos serviços de migração”, frisou.

Sobral Katrapila revelou que são vários indicadores que o INE disponibiliza para melhorar a vida das populações, apelando as autoridades a fazer um bom uso das informações que são disponibilizadas pelo Instituto, como forma de melhor se distribuir a renda nacional.

“Estes estudos permitem que o governo e diferentes departamentos ministeriais tenham uma real noção para a implementação de políticas públicas, na perspectiva da melhoria das condições de vida das populações”, frisou.

Huíla, situada no sul de Angola, ocupa um território de 79 023 km², sendo a província mais populosa do país depois da capital, Luanda. Lubango é a sua capital, uma província que conta com 13 outros municípios, sendo o mais distante o de Chipindo, situado a 456 quilómetros a norte e o mais próximo Humpata, a 22 a sudoeste.

O Dia Mundial da População é celebrado a 11 de Julho, tendo sido sugerido e criado pelo Conselho de Governadores do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas em 1989. Foi inspirado pelo interesse público em cinco mil milhões de de Dia, em  11 de Julho de 1987, aproximadamente, a data em que a população mundial atingiu cinco biliões de pessoas.