Sábado, 28 de Novembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Mais de 20 mil habitantes de Malanje beneficiam de água potável


07 Março de 2018 | 15h10 - Actualizado em 07 Março de 2018 | 16h38

Luanda - Mais de 20 mil habitantes de 12 localidades de sete municípios da província de Malanje vão beneficiar de água potável, no âmbito do Programa Água Para Todos.


O prazo de execução é de 18 meses, prevendo-se que a primeira aldeia a ter concluído o projecto seja Kahuce Kamongua, num prazo de 90 dias.

De acordo com uma nota de imprensa a que a Angop teve hoje, quarta-feira, acesso, de iniciativa do Ministério da Energia e Águas (MINEA), o projecto é implementado pela Owini,  unidade de projectos de abastecimento de água do grupo Mitrelli, responsável pela construção de novos sistemas de abastecimento de águatratada várias províncias do país, garantindo a captação, tratamento, transporte e distribuição de água até zonas remotas.

Este projecto de abastecimento de água é parte de outro mais vasto de construção de infra-estruturas de sistemas de abastecimento de água potável, a cargo da Owini, em 152 localidades das províncias de Cuanza Sul, Lunda Norte, Moxico, Uíge e Zaire.

A segunda fase abrange 62 localidades nas províncias de Malanje (12)  e Cuando-Cubango (50).

As infra-estruturas do Programa Água Para Todos construídas pela Owini, com recurso à mais moderna tecnologia israelita, incluem sistemas de captação, tratamento e transporte de água, chafarizes, unidades combinadas de chuveiros e lavandarias, tanques de lavagem de roupa, chuveiros e torneiras, e ainda ligações a edifícios públicos.

A Owini suporta os custos de operação e manutenção dos sistemas durante um ano, contando com  equipas de operadores locais para garantir a boa utilização dos novos sistemas por parte das comunidades.