Sexta, 27 de Novembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Campanha de vacinação contra a raiva abrange 14 mil animais de estimação


02 Julho de 2018 | 18h30 - Actualizado em 02 Julho de 2018 | 18h30

Zaire: Campanha de vacinação contra a raiva em Mbanza Kongo Foto: Pedro Moniz Vidal

Mbanza Kongo - Catorze mil animais de estimação entre cães, gatos e macacos, começaram nesta segunda-feira a serem vacinados contra a raiva em todos os municípios da província do Zaire, cujo lançamento da campanha decorreu no bairro Álvaro Buta, periferia da cidade de Mbanza Kongo


Segundo o director do gabinete provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Gouveia da Silva Pedro, para esta empreitada que tem a duração de dois meses, foram disponibilizadas mil e 400 doses de vacinas antirrábicas.

Informou terem sido mobilizados 14 técnicos veterinários, cuja primeira fase vai incidir-se fundamentalmente para a cidade de Mbanza Kongo, onde de Janeiro a Junho deste ano, foram registados 52 casos confirmados da raiva, três dos quais resultaram em morte.

De acordo ainda com a fonte, o lançamento desta campanha massiva de vacinação animal contra a raiva visa dar resposta ao elevado número de casos de mordeduras de cães que a província do Zaire tem vindo a registar desde o ano passado, durante o qual foram atacadas 441 pessoas por cães raivosos.

A vice-governadora do Zaire para o sector técnico e infra-estruturas, Ângela Diogo, que procedeu ao lançamento da campanha, apelou aos criadores a levarem os seus animais aos postos de vacinação montados para se estancar o surto da raiva que assola a região.

Reafirmou o apoio incondicional do governo provincial para que a campanha atinja as metas preconizadas em todos os municípios.

Na campanha de vacinação contra a raiva realizada nos meses de Março e Maio de 2017, nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo e Nzeto, foram imunizados quatro mil e 886 animais de estimação.