Sexta, 04 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Serviços de saúde mais próximo dos habitantes de Ngola Luije


04 Fevereiro de 2019 | 17h52 - Actualizado em 04 Fevereiro de 2019 | 17h52

Malanje - Um centro de saúde, com serviços de pediatria, medicina, pré-natal e parto, foi inaugurado hoje (segunda-feira), na comuna de Ngola Luije, município de Malanje, visando aproximar os serviços sanitários à população.


Orçada em 5 milhões de kwanzas, a infra-estrutura, inaugurada pelo administrador municipal de Malanje, João de Assunção, no âmbito das celebrações do 58º aniversário do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, tem capacidade para cinco camas e dispõe ainda de farmácia e PAV (Programa Alargado de Vacinação).

Para a população local, representada pelo regedor Andrade Dala, o centro de saúde representa uma mais-valia para os habitantes de Ngola Luije, que anteriormente percorriam cerca de 37 quilómetros até a cidade de Malanje a busca de assistência médica.

Realçaram que a unidade vai ajudar a dar resposta às patologias mais registadas na região, com destaque para a malária.

Pediram, por outro lado, a reabilitação da ponte sobre o rio Ngola, fornecimento de energia eléctrica e aproximação dos serviços de registo, visando a contínua melhoria das condições de vida dos cidadãos.

Para além do centro de saúde de Ngola Luije, o administrador procedeu a inauguração de três residências na comuna de Cambaxi, sendo duas do tipo T3 e uma T1, para acomodar a administradora local, seu adjunto e o comandante da Polícia Nacional, um Jango Comunitário no bairro Cangambo e reinaugurou uma escola primária de 12 salas no bairro Campo de Aviação.

As infra-estruturas, construidas no Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, tiveram a duração de um ano.

Na ocasião, o administrador municipal de Malanje, João de Assunção, pediu a população a preservar as infra-estruturas de modo a tirar o máximo proveito das valências de que dispõem.

Entretanto, apontou a reabilitação da ponte sobre o rio Ngola como  uma das prioridades da administração municipal para este ano.

Nnn  nn