Quarta, 27 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Mais de quatro mil BI por serem levantados no Cunene


18 Fevereiro de 2019 | 18h26 - Actualizado em 18 Fevereiro de 2019 | 18h26

Ondjiva - Quatro mil e 626 Bilhetes de Identidade (BI), emitidos desde Outubro de 2018, aguardam por levantamento dos respectivos requerentes nos Serviços de Identificação Civil e Criminal da província do Cunene.


Esse dado foi divulgado hoje, segunda-feira, à Angop, pelo responsável dos Serviços de Identificação e Criminal da província do Cunene, Zacarias de Oliveira, tendo referido que o motivo deste acumulado de documentos deve-se ao facto da maioria dos seus utentes residirem em zonas rurais distantes das cidades onde são emitidos os BI.

Segundo o responsável, em muitas destas localidades rurais há carência de meios de transporte, o que faz com que muitos cidadãos deixam deslocar-se até às cidades para levantarem os seus documentos.

Explicou que, ao contrário dos anos anteriores em que os BI eram entregues na hora, actualmente esse documento é impresso em Luanda, facto que obriga o requerente a esperar entre 10 a 15 dias para receber o Bilhete de Identidade.

Apelou aos requerentes no sentido de levantarem os seus BI, por serem documentos indispensáveis para sua identificação e realizarem qualquer actividade oficial.

Fez saber que diariamente são emitidos, em média, 115 Bilhetes de Identidade na província do Cuenene.

Em 2018, o sector emitiu 31 mil 310 BI, mais dois mil e 426 em relação a 2017. Quanto ao registo criminal, foram emitidos 10 mil e 180, contra os 7.571 produzidos no igual período anterior, tendo arrecadado destas operações sete milhões 242 mil e 815 kwanzas.

Cunene conta com seis postos de emissão de BI em cinco dos seis municípios da província

.