Terça, 01 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Munícipes exortados a participar na limpeza das comunidades


08 Março de 2019 | 21h10 - Actualizado em 08 Março de 2019 | 21h09

Uíge - Os cidadãos moradores na província do Uíge foram exortados a participar activamente nas campanhas de limpeza e saneamento dos bairros, para a prevenção de doenças, segundo recomendação saída do primeiro Conselho de Auscultação das Comunidade de 2019, orientado pelo governador Pinda Simão.


Segundo um documento da reunião, o apelo deve-se ao facto de principalmente a capital da província enfrentar problemas de recolha e tratamento do lixo, por falta de empresas para o feito, associada à  questão do surto de cólera que vitimou alguns cidadãos.

O encontro foi realizado com o objectivo de auscultar a população sobre os problemas que a aflige e encontrar soluções em conjunto.

Durante o fórum analisou-se a situação dos investimentos públicos, estado das infraestruturas rodoviárias e integradas, saneamento básico, quadro actual da cólera e distribuição de medicamentos, processo de transição de categorias dos funcionários públicos, projectos de expansão da rede de água e de eletricidade, entre outros assuntos esclarecidos pelos responsáveis provinciais.

Pinda Simão considerou que “os problemas no Uíge não são apenas do Governo, de um partido,  nem dos directores, são de todos, afirmando que a resolução dos mesmos exige o engajamento de todas as franjas da sociedade”, daí, justificou, a  realização do encontro para a busca conjunta de soluções para as dificuldades vividas.

O governador apelou aos gestores públicos  para que tenham mais contacto com a população, auscultando as preocupações para a busca de saídas conjuntas.

Neste primeiro Conselho de Auscultação da Comunidade de 2019 participaram representantes da sociedade civil, autoridades tradicionais e eclesiásticas, membros de organizações não-governamentais, responsáveis de bairros, entre outras entidades.