Terça, 01 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Antigo jornalista da ANGOP será enterrado este sábado


12 Julho de 2019 | 09h31 - Actualizado em 12 Julho de 2019 | 09h30

João Bernardino Borges de Sá será sepultado este sábado Foto: Cedida

Luanda - João Bernardino Borges de Sá, antigo jornalista da ANGOP, falecido a 9 de Julho, em Lisboa, por doença, é enterrado este sábado, no Cemitério de Loures, município lisboeta homónimo.


Fonte familiar disse à ANGOP que o sepultamento, previsto para as 11 horas locais, será antecedido de velório, às 9 h 30, na Igreja Matriz de Loures.

Nascido em Luanda, aos 22 de Maio de 1944, o malogrado era filho de João Frederico Borges de Sá e de Teresa Escórcio, e trabalhou na ANGOP de 26 de Abril de 1984 a 14 de Setembro de 1988.

Ao longo desse período, desempenhou várias funções, a última das quais foi a de chefe do Departamento Central de Coordenação.

João Bernardino Borges de Sá foi militante da luta anticolonial, era formado em História pelo Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) de Luanda, e trabalhou igualmente no Jornal de Angola e no Arquivo Histórico de Angola.

Ao longo da sua vida, efectuou várias pesquisas, editou e publicou artigos científicos sobre a História de Angola, os antigos reinos do Kongo e a Luta de Libertação Nacional.

Dedicou-se em especial aos estudos sobre Cabinda, tendo participado em algumas conferências no estrangeiro, nomeadamente em Londres, Reino Unido,  e Salvador da Baía, Brasil.