Domingo, 24 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Requalificada bacia de retenção de água da subzona 18 do Kilamba Kiaxi


20 Julho de 2019 | 16h45 - Actualizado em 22 Julho de 2019 | 12h53

Luanda - Um projecto de requalificação da bacia de retenção de água da subzona 18, no município do Kilamba Kiaxi, foi lançado hoje, sábado, pela Administração local, na presença do governador provincial, Luther Rescova.


O projecto prevê a plantação de árvores da espécie eucaliptos para absolvição de água subterrânea e da bacia de retenção para prevenir inundações.

Hoje, em que iniciou a primeira fase do projecto, foram plantadas 150 árvores e inaugurado um campo de futebol em terra batida.

O projecto, de médio prazo, prevê a plantação de mais árvores e a construção de um campo comunitário, para lazer e a realização de feiras.

O espaço, denominado pulmão ecológico do município, visa também melhorar o sistema de oxigenação da área e proporcionar um espaço de lazer para os munícipes, idêntico à Zona Verde do Alvalade.

O modelo vai servir também para outras áreas do município e da província de Luanda.

Os moradores da área aplaudiram a iniciativa um vez que o local era uma zona de depósito de lixo, acumulação de água e reprodução de mosquitos e moscas, causando muitos problemas de saúde, principalmente às crianças.

Gonçalo Francisco, presidente da Comissão de Moradores local, contou que a área era de difícil acesso o que dificultava o patrulhamento e favorecia a delinquência.

Teixeira Sipriano, morador desde 1974, disse que o projecto deu uma nova imagem porque a área era coberta de capim, lixo e água estagnada.