Domingo, 17 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Deficientes visuais em formação no Cuanza Sul


20 Setembro de 2019 | 13h32 - Actualizado em 20 Setembro de 2019 | 13h32

Sumbe - Quinze membros da Associação Provincial de Cegos e Ambliopes participam a partir desta sexta-feira, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, numa formação sobre empreendedorismo.


A formação, promovida pela Associação Nacional dos Cegos e Ambliopes de Angola (ANCAA), está a promover abordagens sobre o “Plano Nacional da Associação”, “o empreendedorismo”, “o preconceito” e “experiente”.

A formação destna-se a capacitar os portadores de deficiência de formas a serem autónomos financeiramente ou conseguirem empregos.

Enquadra-se no processo do associativismo, sensibilização, cadastramento, transformação social através  da alfabetização, formação técnico profissional, prevenção da cegueira  e promoção dos direitos aos deficientes visuais.

O vice-presidente da Associação, Roberto Manuel Gundo, informou que após a formação serão entregues kits profissionais e um valor monetário reembolsável não revelado, para iniciarem os seus pequenos negócios.

De acordo com a chefe do Gabinete provincial da Acção Social Família e Igualdade do Género, Maria da Conceição Neto, a acção vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias.

No Cuanza Sul, a ANCAA controla 136 membros nos municípios do Sumbe, Porto-Amboim, Amboim, Cela, Libolo  e Cassongue.

Fundada em 1992, a ANCAA controla a nível do país mais de três mil e 570 membros representados nas províncias do Cuanza Sul, Bengo, Uige, Malanje, Cuanza Norte, Cabinda, Huambo e Luanda.