Terça, 26 de Janeiro de 2021
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Universidades devem privilegiar empreendedorismo - vice-governador


23 Setembro de 2019 | 15h59 - Actualizado em 23 Setembro de 2019 | 15h59

Malanje - O vice-governador de Malanje, Domingos Eduardo, disse hoje (segunda-feira), nesta cidade, que o ensino universitário deve privilegiar o empreendedorismo, habilitando os estudantes a criarem micros, pequenas e médias empresas.


Intervindo na abertura da primeira edição da Semana do Empreendedorismo Universitário, promovida pela Escola Superior Politécnica de Malanje (ESPM), o governante considerou que o actual modelo de ensino universitário tem vindo a sofrer mudanças, em razão da demanda do mercado, pelo que as universidades devem apostar mais na inovação e no fomento do auto-negócio.

Essa dinâmica, acrescentou, requer maior impulso ao desenvolvimento económico do país, através da mudança na estrutura dos negócios e promoção de postos de trabalho, sendo por isso necessário o governo apoiar os projectos inovadores e estimular um ambiente favorável ao empreendedorismo.

Relativamente à primeira edição da Semana do Empreendedorismo Universitário, Domingos Eduardo disse estar em consonância com as Políticas Nacionais para a Juventude e afigura-se uma oportunidade para a exposição de produtos e troca de ideias sobre investimentos entre os jovens.

Por sua vez, o director-geral interino da ESPM, Infeliz Carvalho Coxe, disse que a realização da Semana do Empreendedorismo Universitário decorre da necessidade de despertar os estudantes para o desenvolvimento de negócios próprios e contribuir na criação de empregos e renda familiar no seio dos jovens.

Precisou que com o evento pretende-se ainda ajudar na concretização das políticas do governo tendentes ao fomento da empregabilidade.

A semana do Empreendedorismo Universitário vai decorrer até ao dia 27 deste mês e nela estão patentes produtos agrícolas, materiais artesanais, vestuário e livros de autoria de estudantes, bem como serviços bancários e seguros.