Sábado, 28 de Novembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Endiama anuncia contrução de hospital no leste


12 Fevereiro de 2020 | 18h55 - Actualizado em 12 Fevereiro de 2020 | 19h06

Saurimo - O corredor leste (Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico) ganha, este ano, um hospital de referência, fruto da expansão dos serviços da Clínica Sagrada Esperança.


O anúncio foi feito hoje, quarta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), pela administradora para o sector de Geologias e Desenvolvimento Mineiro da Endiama, Ana Maria Feijó, durante o workshop sobre “O papel da Clínica Sagrada Esperança no Plano Nacional de Saúde”, no âmbito dos 40 anos da empresa.

A infra-estrutura será erguida numa área de cinco hectares e terá uma capacidade de internamento de 100 camas, com bloco operatório, central de esterilização, maternidade, salas de parto, cuidados intensivos, trauma, oftalmologia, ginecologia, obstetrícia, pediatria e ortopedia, entre outros.

A mesma área vai albergar ainda cozinhas, refeitório, lavandarias, complexo para trabalhadores da unidade sanitária e um centro de formação.

Sem avançar a localização exacta onde será erguida a infra-estrutura, a responsável afirmou ser pretensão da Endiama erguer uma estrutura sanitária de referência nesta região, de modos a atender os trabalhadores das empresas mineiras, seus familiares, privados e população em geral.

“A instituição está a realizar um estudo de viabilidade nas três províncias”, frisou.

Os participantes no evento, que juntou responsáveis das províncias, médicos, funcionários da Endiama da Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico, abordaram, em apenas um dia, temas ligados a Clínica Sagrada Esperança e o seu papel no desenvolvimento do sistema de saúde no nordeste do país, processo de formação e pós-graduação na CSE e bases para edificação de um hospital geral na região Leste, entre outros.