Quinta, 03 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Governo quer famílias unidas na luta contra Covid-19


14 Maio de 2020 | 16h40 - Actualizado em 14 Maio de 2020 | 16h39

Luanda - Departamentos ministeriais do Governo angolano endereçaram hoje, quinta-feira, uma mensagem às famílias angolanas, no âmbito do 15 de Maio, Dia Internacional da Família, desejando unidade, solidez e disciplina na luta contra o coronavírus.


A missiva conjunta assinada pelos ministérios da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Educação  e Cultura, Turismo e Ambiente, enviada à Angop, apela às famílias no sentido de serem dignas e promotoras de valores morais alicerçados no amor, diálogo e compreensão entre os seus membros.

O documento realça as acções do Executivo que visam melhorar o bem-estar das famílias angolanas, com destaque para o Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza e os Programas de Transferências Sociais Monetárias, financiados pela União Europeia (UE) e pelo Banco Mundial (BM).

No domínio da Educação, o documento aconselha as famílias a aproveitar o confinamento para a transmissão dos valores colectivos, como a escolarização das futuras gerações uma vez que há mais tempo para a convivência familiar.

Salienta que o sector da Educação continuará a trabalhar para o fortalecimento e estreitamento das relações entre a escola e a família, sendo que está a actualizar os regulamentos das Comissões de Pais, Encarregados de Educação e dos Conselhos de Escolas.

Em relação ao domínio cultural, a nota refere que a preservação da cultura, intrínseca à conservação da biodiversidade e ecossistemas, passa obrigatoriamente pelo engajamento familiar na transmissão de valores.

Frisa que a família é imprescindível no processo de desenvolvimento do sector turístico no país, que depende incontestavelmente do fomento cultural das ricas tradições angolanas e da protecção absoluta das paisagens, flora e fauna selvagens.

 “É incontestável o papel da família como o elemento transversal dos domínios da Cultura, Turismo e Ambiente”, ressalta a missiva.

O mundo comemora anualmente o 15 de Maio, Dia Internacional da Família, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, com objectivo de mostrar e aumentar a consciencialização das pessoas sobre questões sociais, económicos e demográficos que afectam as famílias.