Quinta, 03 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Criança continua ser prioridade na política do Estado


15 Junho de 2020 | 15h32 - Actualizado em 15 Junho de 2020 | 15h32

Luanda - O secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, declarou hoje, município de Icolo e Bengo, que a criança vai continuar a ter prioridade nas políticas de desenvolvimento elaboradas pelo Estado.


Ao falar na cerimónia antecipada das comemorações do 16 de Junho, “Dia da Criança Africana”, disse que partido que suporta o Governo vai continuar proporcionar iniciativas que visam salvaguardar os direitos das crianças.

Crispiniano dos Santos sublinhou que as crianças devem ser protegidas de abusos sexuais, violência doméstica e outros actos que minam o desenvolvimento salutar dos petizes.

Na mensagem das crianças, Bernardo Gabriel de 14 anos de idade, em representação de todas crianças do país, frisou que acto do género dá certeza que o país possui Instituições que estão comprometidas com elas, sobretudo, na salvaguarda dos 11 compromissos das crianças e dos seus direitos.

Seguidamente, as crianças de Camizungo-1 assistiram à uma palestra sobre a saúde oral, em que aprenderam a forma correcta de lavar os dentes e a língua, assim como as consequências de não lavar.

No quadro das comemorações da efeméride, o secretário nacional da JMPLA visitou uma escola primária e um posto de saúde da localidade que abre quinzenalmente para atender 420 habitantes de Camizungo 1, onde a maioria da população se dedica actividade agrícola.

O Dia da Criança Africana é celebrado em homenagem às vítimas do massacre do Soweto, a 16 de Junho de 1976, durante uma manifestação contra a falta de qualidade no ensino.

Naquele dia, centenas de crianças negras do Soweto (na África do Sul) foram mortas numa manifestação onde reivindicavam o direito à qualidade do ensino e a aprender na sua língua materna.