Quarta, 25 de Novembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Projectos do PIIM levam 30 empresas a concurso público no Huambo


03 Julho de 2020 | 14h32 - Actualizado em 03 Julho de 2020 | 15h03

Huambo - Os nove projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a nível do município do Huambo, sede da província com o mesmo nome, levou hoje, sexta-feira, 30 empresas a concurso público, para adjudicação de empreitadas.


Ao intervir no acto, o administrador desta circunscrição, João Calão Manuel Figueiredo, realçou a importância das instituições concorrentes agirem com seriedade, transparência e rigor, com vista a dar resposta célere às actuais exigências que se impõem.

Por isso, apelou ao cumprimento dos requisitos legais deste processo de carácter nacional, que envolve, na sua maioria, empresas da província do Huambo e não só, que precisam estar devidamente documentadas e legalizadas.

Entretanto, o director do Gabinete de Planeamento da Administração municipal do Huambo, Paulo de Castro, informou que das acções constam a construção e apetrechamento de duas escolas de sete (07) salas de aula nas comunas da Calima e da Chipipa, orçadas, cada uma delas, no valor de 85 milhões de kwanzas.

Contempla ainda a construção da escola de 12 salas de aulas no bairro de São João, arredores da cidade do Huambo, com um valor global de 130 milhões de kwanzas, e a edificação e apetrechamento de um posto de saúde na Chipipa, orçado em 58 milhões, 427 mil e 848 kwanzas.

Informou ainda que o PIIM prevê, também, a construção e apetrechamento de um posto de saúde na comuna da Calima, com uma base de licitação de 58 milhões, 427 mil e 848 kwanzas, além da aquisição de equipamento e material hospitalar para o apetrechamento do posto de saúde da Aldeia de Cãili na comuna da Calima, com um investimento de 15 milhões e 500 mil kwanzas.

As autoridades do município do Huambo, de acordo com Paulo de Castro, pretendem investir 44 milhões de kwanzas, para aquisição de uma retroescavadora, além  de13 milhões e 464 mil para a compra de oito capinadeiras, assim como 10 roçadeiras, com um valor de dois milhões e 500 Kwanzas, para melhoria do saneamento básico.

Com três comunas (Sede, Calima e Chipipa), o município do Huambo possui, aproximadamente, um milhão e 500 mil habitantes.