Terça, 01 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Registo civil chega a comuna de Xacassau


02 Julho de 2020 | 09h18 - Actualizado em 02 Julho de 2020 | 09h18

Lucapa - Quarenta e dois anos depois, a população da comuna de Xacassau, município de Lucapa, começou, quarta-feira, a beneficiar de serviços de Justiça gratuito (registos de nascimento e entrega de cópia integral para o tratamento do Bilhete de Identidade).


A abertura deste serviço na comuna marcou o lançamento da campanha de massificação de registo civil nos municípios de Lucapa, Chitato e Cuango, testemunhado pelo governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala.

Segundo o director municipal da Justiça e Direitos Humanos em Lucapa, Agostinho Usana, cinco mil e 212 habitantes em Xacassau, entre crianças e adultos, não têm Bilhete de Identidade, problema a ser resolvido com a abertura dos serviços na circunscrição, acrescentando que cinco técnicos asseguram o mesmo.

A ausência deste serviço obrigava os cidadãos a percorrerem 135 quilómetros para tratar registo civil na sede do município de Lucapa.

Por outro lado, apelou aos cidadãos que têm Bilhetes de Identidade por levantar na instituição, um total de 200, a se dirigirem as instalações para o efeito.

De Janeiro a presente data foram emitidos mais de 400 Bilhetes de Identidade no Lucapa.  

A Comuna de Xacassau tem mais de cinco mil habitantes.