Terça, 01 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Namibe conta com Centro de Acção Social Integrado


08 Julho de 2020 | 03h16 - Actualizado em 07 Julho de 2020 | 23h10

Moçâmedes - A província do Namibe conta com um Centro de Acção Social Integrado para o cadastramento da pessoas vulneráveis, idosos e órfãos de diferentes comunidades, anunciou, nesta terça-feira, o governador Archer Mangueira.


O referido centro contará com os serviços de Justiça, Educação, Saúde  Acção Social, áreas que poderão ajudar a resolver alguns problemas sociais que esta franja da sociedade enfrenta, como, a falta de documentos, ( certidão e bilhete de identidade) apoio sanitário, ensino e alimentar.

Archer Mangueira, que visitou o referido centro e outros infantis que albergam crianças em idade pré-escolar, defendeu a necessidade de se apoiar as familias mais carenciadas, sobretudo as crianças que  ainda se encontram na rua.

O governador  defendeu ainda a necessidade de se reabilitar, com maior urgência, o centro infantil  Etcha-Tchossi, com capacidade de 120 camas,  para acolher 16 crianças que se encontram no centro da Igreja Catolica.

As mesmas foram recolhidas pelo padre da igreja Católica, Abel Calange, no âmbita da prevenção das medidas da COVID-19.

Durante a estada do governador, as crianças solicitaram a criação de um centro profissional de arte e ofícios onde  possam aprender diferentes cursos, como,  mecânica, carpintaria, informática, pastelaria, entre outras profissões.

O Centro da Igreja Católica, que conta com 16 crianças, foi criado em 2016  em conjunto com o Gabinete Provincial da Acção Social e Igualdade de Género e o padre Abel Calanje  num projecto de parceria comunitária .

O centro proporciona formação profissional as mulheres da comunidade do bairro de 5 de Abril, como corte e costura, pastelaria, informática.

O centro já formou mais de 600 mulheres nas aulas de alfabetização.

Neste presente ano foram matriculados 280 pessoas. O processo de formação é assegurado por seis facilitadoras.