Terça, 01 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Forças da ordem recuperam diversos meios furtados


23 Setembro de 2020 | 14h10 - Actualizado em 23 Setembro de 2020 | 16h30

Huambo - Diversos meios materiais, supostamente furtados por meliantes, foram recuperados pelas forças da ordem na província do Huambo, em resultado de micro-operações realizadas nos últimos 15 dias.


De acordo com o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da delegação local do Ministério do Interior, Martinho Kavita Satito, em declarações à imprensa, as micro-operações foram realizadas nos municípios do Huambo, Caála e Londuimbali, que culminaram com a recuperação de três viaturas de diferentes marcas e modelos.

O também superintendente-chefe da Polícia Nacional referiu-se igualmente à apreensão de quatro armas de fogo, sendo duas do tipo pistola, uma AKM e outra caçadeira, 37 cadeiras plásticas, um televisor, igual número de computador portátil, dois cabritos, três supostas pedras de minerais (quartzo e turmalinas), um descodificador, tal como telefone e duas colunas de som.

Martinho Kavita Satito informou que as micro-operações resultaram ainda no desmantelamento de dois supostos grupos de marginais, com um total de 13 membros (detidos), que se dedicavam ao furto de acessórios de viaturas, roubos em carros, por esticão na via pública e em residências com recursos à arma de fogo, nos municípios do Londuimbali, Huambo e Balombo (Benguela).

O responsável informou que, ao longo deste período, foram registados 123 crimes diversos, menos 27 em relação ao igual período anterior, sendo 53 contra as pessoas, 50 de abuso à propriedade alheia, 15 de natureza económica e 05 de atentado à ordem e tranquilidade públicas, que após o esclarecimento de 92 resultaram na detenção de 99 cidadãos supostos autores.

No capítulo da sinistralidade rodoviária, explicou que, nos últimos 15 dias, três pessoas perderam a vida, enquanto outras 28 ficaram graves e ligeiramente feridas, em consequência de 36 acidentes de viação (mais 14 que no período anterior).

Os sinistros provocados pelo excesso de velocidade, não cedência de prioridade de passagem, ultrapassagem irregular e a falta de precaução por parte dos condutores, são caracterizados em 14 atropelamentos, 10 choques entre veículos com motor, seis despiste, três choques entre carros, dois capotamentos e um embate contra obstáculo fixo.

Martinho Kavita Satito disse que o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), que controla mil e 623 estrangeiros, sendo que 578 posssuem vistos de trabalho, 128 de permanência, 15 de privilegiado, 117 cartões de atestado de residência, 228 de refugiados, 240 declarações provisórias e 316 recibos de asilo.

No domínio da protecção civil, segundo o responsável, foram registados 62 ocorrências, sendo oito incêndios, quatro remoções de cadáveres, um resgate e salvamento, igual número de desencarceramento, 21 trabalhos de atendimento pré-hospitalar, 17 de assistência médica, oito incêndios, três de protecção em aeronaves, cinco de asseguramento em actividades diversas e dois de assistência em aeronaves.

O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da delegação do Ministério do Interior no Huambo concluiu que no estabelecimento prisional do Cambiote encontram, neste momento, detidos e condenados um total de mil e 166 reclusos, sendo mil e 133 homens e 33 mulheres, por prática de vários crimes.

Esta região, constituída por 11 municípios, que perfazem uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadrados, é habitada por um total de dois milhões, 511 mil e 309 cidadãos.