Quarta, 02 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Quela melhora saneamento básico


23 Setembro de 2020 | 13h50 - Actualizado em 23 Setembro de 2020 | 15h18

Quela - A administração municipal do Quela investiu 61 milhões e 500 mil kwanzas, para compra de kit de saneamento básico, um projecto implementado no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).


Consta do kit dois tractores com carroças, capinadeiras, alfaias e outros instrumentos que servirão para a limpeza e recolha de resíduos sólidos no município.

Ao avançar hoje à informação, o administrador municipal do Quela, Manuel Campo, realçou que os meios servirão também para apoiar o trabalho de mecanização agrícola de mil hectares de terra para os camponeses associados.

No quadro do PIIM, a localidade foi contemplada com quatro projectos, com destaque para escolas, estradas e sistema de água potável.

As localidades de Mufuma, Banda, Katuri, Muanha Kishua, Kishua Kinguanga, Muanha Muxica, Kuco Mbango, Bamba, Seta, Ngana Muango, Suco e a sede comunal dos Bangalas estão a beneficiar de sistemas de água que inclui um reservatório com capacidade para 10 mil litros, 2 fontenários, painéis solares, furos de água e colocação de bomba submersível, orçadas em 13 milhões de kwanzas cada.

A comuna do Moma foi beneficiada com a terraplanagem de 53 quilómetros de estrada, construção de uma ponte de 30 metros de cumprimento, quatro pontecos e passagens hidráulicas, cujas obras rondam os 288 milhões de Kwanzas.

Já a comuna de Xandel e a sede municipal vão ganhar duas escolas, sendo uma de sete salas, cuja construção está orçada em 110 milhões, e uma de 12 salas de aulas, no valor 169 milhões de kwanzas.