Quarta, 02 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Covid-19: Moçâmedes e Tômbwa recebem moto-cisternas


05 Outubro de 2020 | 17h54 - Actualizado em 05 Outubro de 2020 | 17h53

Ilustração da Covid-19 Foto: Divulgação

Moçâmedes - Cento e dez moto-cisternas foram distribuídos hoje, segunda-feira, pelos Serviços de Protecção e Civil e Bombeiros da província do Namibe, aos municípios de Moçãmedes e Tômbwa, com vista a reforçar o sistema de distribuição de águas às populações em zonas de difícil acesso.


A informação foi avançada à Angop, pelo porta-voz da instituição, Câncio Bessa, quando  falava sobre o balanço semanal da situação operativa da unidade,  tendo salientado  que do conjunto dos moto-cisternas,   oitenta são para o município de Moçâmedes, nove para o do Tômbwa e vinte e um para o Gabinete Provincial da Educação.

O responsável frisou que a distribuição destes meios serve para reforçar o abastecimento de água potável para o consumo humano e para a higienização das populações na lavagem das mãos, no âmbito do cumprimento das medidas de prevenção de biossegurança da Covid-19.

“ As moto-cisternas farão a distribuição de água as povoações e bairros, onde se faz sentir a carência de água para as comunidades”, disse.

Sublinhou que os meios  distribuídos para o sector de educação vai permitir minimizar a carência de água em algumas escolas que não possui água canalizadas ou sem tanques, como reservatórios.

Referiu ainda que, em Setembro, este órgão procedeu a distribuição de água potável para  quatro mil e quinhentos e vinte  populares na condição de carenciados nos municípios de Moçâmedes, Bibala, Tômbwa e Kamucuio.

No mesmo período, foram ainda  rastreadas, no âmbito da prevenção da Covid-19,  nos  postos  de rastreios de  Moçâmedes, 606 pessoas, do Tômbwa,  mil e 884 , sendo que para Bibala  e Kamucuio, o número foi de 12 mil e 800 pessoas, perfazendo um total de dezasseis mil e 290 pessoas.