Quarta, 02 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Malanje: Projecto de mitigação da Covid-19 beneficia camponeses


15 Outubro de 2020 | 17h57 - Actualizado em 15 Outubro de 2020 | 17h57

Ilustração da COVID-19 Foto: Divulgação

Malanje - Quatrocentos e 66 camponeses de nove associações dos municípios do Quela e Cangandala, província de Malanje, estão a beneficiar de apoios materiais da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA-Antena Malanje), no âmbito do Projecto de Apoio à Mitigação dos Impactos Económicos e Sociais da Covid-19 (PAMIESC).


Iniciado a um deste mês, o projecto terá duração de dois anos e é financiado pela União Europeia no valor de 145 mil euros.

A informação foi dada hoje (quinta-feira) à Angop, pela directora da ADRA- Antena Malanje, Mariana Moita, referindo que o projecto prevê a entrega de kits às comunidades para o fábrico de máscaras faciais artesanais e de sabão caseiro às mulheres para incentivo ao empreendedorismo feminino.

Disse que inclui igualmente despesas das equipas técnicas envolvidas no projecto, capacitação dos cidadãos e divulgação das medidas de prevenção da Covid-19, com vista a permitir a luta contra a doença nas comunidades.

Mariana Moita realçou que o PAMIESC cinge-se ainda na preparação de terras mecanizadas e aquisição de sementes agrícolas para reforçar a capacidade produtiva dos beneficiários e consequentemente melhorar a agricultura familiar.

Acrescenta que o projecto terá a colaboração das estações de desenvolvimento ágrário dos municípios seleccionados.

Nesta altura, de acordo com a responsável, foram já disponibilizados 86 mil e 844 euros do valor global do Projecto, sendo que o restante será alocado faseadamente até 30 de Setembro de 2022, de acordo com as necessidades.