Terça, 24 de Novembro de 2020
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ANGOP celebra 45 anos


30 Outubro de 2020 | 10h44 - Actualizado em 30 Outubro de 2020 | 10h45

sede da Agência Angola Press Foto: Pedro Parente

Luanda - A Agência Angola Press (ANGOP) assinala, nesta sexta-feira, 45 anos desde a sua fundação, numa altura em que se lança para novos desafios, como a melhoria da qualidade dos conteúdos.


Um destes desafios será o lançamento, nos próximos dias, de um novo portal, mais dinâmico e actual, com informação diversificada sobre o país, o continente e o Mundo.

A empresa foi criada em Julho de 1975 sob a designação de Agência Nacional Angola Press (ANAP). Nessa altura, os seus trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim.

Em Outubro do mesmo ano, a ANGOP adopta a sua actual e definitiva denominação, Agência Angola Press, sob proposta do então Presidente da República, António Agostinho Neto, e lança, no dia 30 daquele mês, o primeiro despacho com a nova sigla.

Três anos depois, a 2 de Fevereiro de 1978, a agência foi transformada em órgão estatal de comunicação social, com a publicação do decreto presidencial 11/78, de 2 de Fevereiro, no Diário da República.

A partir daí, estavam lançadas as bases para o seu crescimento e desenvolvimento, que viria a conhecer momentos áureos na década de 80. Nessa época, a ANGOP já contava com cerca de 300 trabalhadores, a maioria jornalista, com um labor ininterrupto, 24 horas ao dia, em todo o país (18 províncias) e no estrangeiro com cinco delegações (Portugal, Brasil, Reino Unido, Zimbabwe e Congo).

Em 2013 entrou com um quadro tecnológico e humano em constante transformação e actualização, em consonância com a modernidade dos meios de telecomunicações e de comunicação social, factores que concorrem para a concretização do seu grande desafio e sonho, o de se transformar numa grande empresa multimédia.