Sexta, 04 de Dezembro de 2020
    |  Fale connosco  |   Assinante    
 

Covid-19: Comissão disponibiliza testes rápidos


22 Setembro de 2020 | 17h55 - Actualizado em 22 Setembro de 2020 | 19h14

Novo avião comercial da TAAG Dash 8-40. Foto: Morais Silva

Mbanza Kongo - O director do Gabinete Provincial do Zaire da Saúde, João Miguel Paulo, informou hoje, terça-feira, estarem disponíveis testes rápidos para passageiros que pretendam viajar para Luanda na quarta-feira, pelo novo avião comercial da TAAG Dash 8-40.


No voo reinaugural, realizado na passada quarta-feira, seis meses depois, mais de 30 passageiros da cidade do Soyo, costeira da província do Zaire, foram impedidos de viajar por falta de comprovativo de teste serológico da Covid-19, devido à ruptura de stock nas unidades sanitárias públicas do município.

Dois dias depois, o Ministério da Saúde disponibilizou à Comissão Provincial de Resposta à Covid-19 um lote de mil e 500 testes rápidos para reforçar a capacidade de testagem na região.

O também porta-voz da Comissão Provincial Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19 explicou que uma equipa de técnicos da saúde será colocada no aeroporto Comandante Ndozi, no Soyo, para rastrear os passageiros com destino a Luanda.

Sem avançar o número de testes serológicos disponibilizados para atender os passageiros, a fonte disse que a testagem será gratuita, tendo para o efeito solicitado aos viajantes chegarem um pouco cedo ao local.

A província do Zaire já contabiliza mais de 100 casos positivos da Covid-19, distribuídos pelos municípios do Soyo (epicentro), Mbanza Kongo e Nzeto.