Casablanca – Especialistas do Programa Abrangente de Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP) estão reunidos desde a manhã desta quinta-feira em Casablanca (Marrocos), com o propósito de traçar acções concretas para a implementação da agenda estratégica para o período 2023/2025.
Durante três dias, os participantes vão proceder uma análise crítica da estratégia, alinhar compromissos dos parceiros técnicos, apoiar as actividades do CAADP até 2025, bem como avaliar o processo pós-Malabo.
No encontro, os técnicos do sector agrícola pretendem igualmente ter clareza sobre as acções prioritárias e acordos claros sobre o apoio técnico esperado dos parceiros técnicos e doadores, conforme estipulado no plano de negócios do CAADP.
Entretanto, os Chefes de Estado e de Governo africanos adoptaram em 2014 a Declaração de Malabo, que constitui um compromisso com os princípios e objectivos do Programa Abrangente para o Desenvolvimento da Agricultura na África, princípios e objectivos adoptados em 2003 por meio da Declaração de Maputo.
A Declaração de Malabo reafirma o forte compromisso com a realização dos objectivos do CAADP, identificando metas específicas a serem alcançadas em dez anos, assim como delineia, por meio de sete compromissos, os princípios e valores do processo, fortalecendo o financiamento para investimentos na agricultura para acabar com a fome até 2025 e reduzir a pobreza pela metade. JM