Abuja - A Nigéria e a Gâmbia assinaram um Protocolo de Entendimento para cooperação em matéria de defesa, numa altura em que os dois Estados estão confrontados com uma ameaça comum ligada à segurança.
O documento, segundo a PANA, foi assinado durante uma cerimónia organizada neste fim-de-semana no Ministério da Defesa, em Abuja.
O ministro nigeriano da Defesa, Bashir Salihi Magashi, e o embaixador da Gâmbia na Nigéria, Mohamadou Musa Njie, foram os co-signatários do acordo, que qualificaram de « nova era » nas relações entre os dois países.
A Nigéria desempenhou um grande papel na resolução do impasse eleitoral de 2016, na Gâmbia, e ajudou este país da África Ocidental a estabilizar-se no plano político.
Actualmente, a Nigéria tem mais de 200 soldados que operam no quadro da Missão da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental ) na Gâmbia (ECOMIG).
Além disso, oficiais militares e soldados gambianos estão presentemente em formação nas diferentes instituições de formação na Nigéria.
De acordo com um comunicado do porta-voz do ministro nigeriano, Abdulkadir Mohammed, publicado neste fim-de-semana, Magasji e Njie prometeram trabalhar para o reforço da fraternidade e da cooperação bilateral em matéria de defesa.