ONU diz ter informação sobre “crimes contra a humanidade” no Tigray

     África           
  • Luanda     Quinta, 04 Março De 2021    15h19  

Genebra - A ONU revelou hoje ter informação de que "graves violações do direito internacional, possivelmente constituindo crimes de guerra e crimes contra a humanidade", foram cometidas no estado etíope do Tigray e quer "uma avaliação objectiva e independente dos factos", noticiou a Lusa.

“Uma análise preliminar da informação recebida indica que graves violações do direito internacional, possivelmente constituindo crimes de guerra e crimes contra a humanidade, podem ter sido cometidas por múltiplos atores no conflito, incluindo as Forças de Defesa Nacional da Etiópia, a Frente de Libertação do Povo de Tigray, as Forças Armadas Eritreias, e as Forças Regionais de Amhara e milícias afiliadas”, revelou hoje em Genebra a alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, citada num comunicado emitido pelo seu gabinete.


“Com múltiplos actores no conflito, negações generalizadas e o apontar de dedos, há uma clara necessidade de uma avaliação objectiva e independente dos relatos – às vítimas e sobreviventes destas violações não devem ser negados os seus direitos à verdade e à justiça”, acrescentou a responsável.


Bachelet “instou”, por conseguinte, e mais uma vez, o Governo da Etiópia a “conceder” ao seu gabinete e a outros monitores independentes “acesso à região do Tigray, com vista a estabelecer os factos e contribuir para a responsabilização, independentemente da filiação dos perpetradores”.


A ex-presidente chilena manifestou igualmente preocupação com as detenções esta semana no Tigray de jornalistas e tradutores que trabalham para os meios de comunicação locais e internacionais, e, ainda que os jornalistas tenham entretanto libertados, deu relevo a “comentários preocupantes por parte de um funcionário do Governo de que os responsáveis pelos ‘meios de comunicação internacionais enganosos’ seriam considerados responsáveis”.


“As vítimas e testemunhas de violações e abusos dos direitos humanos não devem ser impedidas de partilhar o seu testemunho por receio de represálias”, disse a Alta Comissária.


“Continuam a ser partilhados connosco relatos profundamente angustiantes de violência sexual e baseada no género, execuções extrajudiciais, destruição generalizada e pilhagem de propriedade pública e privada por todas as partes, bem como relatos de combates contínuos no centro de Tigray, em particular”, enumerou Bachelet.


Além disso, acrescentou, “continuam também a surgir informações credíveis sobre violações graves do direito internacional dos direitos humanos e do direito humanitário por todas as partes em conflito em Tigray, desde novembro do ano passado”.


“Sem investigações rápidas, imparciais e transparentes e sem responsabilizar os responsáveis, receio que continuem a ser cometidas violações com impunidade e que a situação permaneça volátil por muito tempo”, concluiu a Alta Comissária.


O gabinete dos Direitos Humanos das Nações Unidas indicou que tem recebido informações sobre os combates em curso em toda a região, particularmente no centro da região de Tigray, bem como incidentes de pilhagem por vários actores armados.


Fontes “fidedignas”, na avaliação da ONU, partilharam informações sobre o assassinato de oito manifestantes pelas forças de segurança entre 9 e 10 de Fevereiro em Adigrat, Mekelle, Shire e Wukro.


Mais de 136 casos de violação foram também notificados em hospitais de Mekelle, Ayder, Adigrat e Wukro na região leste de Tigray entre dezembro e Janeiro, com indicações de que existem muitos mais casos não notificados.


O Governo afirmou que estão em curso investigações sobre os casos de violência sexual.


O gabinete de Bachelet também conseguiu corroborar informações sobre alguns dos incidentes ocorridos em novembro último, apontando para bombardeamentos indiscriminados em Mekelle, Humera e Adigrat no estado de Tigray, e relatos de graves violações e abusos dos direitos humanos, incluindo “assassinatos em massa em Axum, e em Dengelat, no centro de Tigray, pelas forças armadas da Eritreia”, segundo o comunicado.


O Governo da Etiópia informou esta quarta-feira que está a investigar “alegações credíveis de atrocidades e violações dos direitos humanos” no estado de Tigray, incluindo na cidade de Axum, onde foi documentado um massacre de várias centenas de pessoas.


A Comissão de Direitos Humanos etíope (EHRC, na sigla em inglês), constituída pelo Governo, está a investigar alegações relativas a Axum e a outros locais, e sinalizou a sua vontade de “colaborar com agências relevantes das Nações Unidas”, indicou o gabinete do primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, numa declaração.


A comunicação social internacional também tem pressionado Adis Abeba para que lhe seja autorizado o acesso a Tigray, mas nos últimos dias vários jornalistas etíopes a trabalhar com meios de comunicação social estrangeiros foram detidos, pouco tempo depois de serem autorizados a entrar naquele estado etíope. Mais tarde, foram libertados.


A declaração do gabinete de Abiy Ahmed, Prémio Nobel da Paz em 2019, diz expressamente que as forças de defesa etíopes “garantirão a segurança” dos jornalistas nas áreas de Tigray sob o controlo das forças federais, e que quaisquer jornalistas que deixem essas áreas “não serão impedidos de circular, mas fá-lo-ão por sua própria conta e risco”.


A pressão internacional cresce sobre o segundo país mais populoso de África para que permita a realização de investigações independentes sobre alegadas atrocidades cometidas durante o conflito que começou em 04 de Novembro entre as forças federais etíopes e suas aliadas e as forças estaduais, leais aos agora fugitivos líderes de Tigray, quadros eleitos da Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF, na sigla em inglês), partido que dominou durante décadas o Governo da Etiópia, antes da tomada de posse de Abiy em 2018.

 





Fotos em destaque

Ministro de Estado assegura conclusão da estrada Cuima/Cusse

Ministro de Estado assegura conclusão da estrada Cuima/Cusse

Terça, 09 Abril De 2024   12h56

Posto fluvial de Kimbumba (Zaire) será requalificado

Posto fluvial de Kimbumba (Zaire) será requalificado

Terça, 09 Abril De 2024   12h52

Mais de 200 km de estradas em fase de reabilitação no Cuanza-Norte

Mais de 200 km de estradas em fase de reabilitação no Cuanza-Norte

Terça, 09 Abril De 2024   12h48

Angolanos na diáspora apontam infra-estruturas como factor de desenvolvimento

Angolanos na diáspora apontam infra-estruturas como factor de desenvolvimento

Terça, 09 Abril De 2024   12h43

Governo do Bié revitaliza Plano Provincial de Leitura

Governo do Bié revitaliza Plano Provincial de Leitura

Terça, 09 Abril De 2024   12h33

Rio Coporolo recebe diques para "travar" inundações recorrentes

Rio Coporolo recebe diques para "travar" inundações recorrentes

Terça, 09 Abril De 2024   11h54

Hospital Geral da Catumbela com 20 por cento de execução física

Hospital Geral da Catumbela com 20 por cento de execução física

Terça, 09 Abril De 2024   11h50

Administração do Dande proíbe negócio de venda de sucatas

Administração do Dande proíbe negócio de venda de sucatas

Terça, 09 Abril De 2024   11h45

Processo de desminagem no Cuando Cubango com indicativos positivos

Processo de desminagem no Cuando Cubango com indicativos positivos

Terça, 09 Abril De 2024   11h43

Apreendidas embarcações com mais de três mil litros de combustível no Zaire

Apreendidas embarcações com mais de três mil litros de combustível no Zaire

Terça, 09 Abril De 2024   11h39


+