Resenha Africana da Semana

     África           
  • Luanda     Sábado, 23 Dezembro De 2023    06h28  
Mapa de África
Mapa de África
Divulgação

Luanda – A realização das eleições presidenciais na República Democrática do Congo (RDC), na última quarta-feira, bem como as consequências pós-pleito constituíram, dentre outros assuntos, os destaques no noticiário africano durante a semana que hoje finda.

Com mais de 44 milhões de votantes inscritos para as eleições gerais, dos mais de 96 milhões de habitantes, os congoleses escolheram o Presidente da República Democrática do Congo (RDC) para os próximos cinco anos.

Dos mais de 26 candidatos à corrida presidencial, destacam-se o Presidente cessante, Félix Tshisekedi, que concorre a mais um mandato, o milionário e actual governador de Katanga, Moise Katumbi, o médico ginecologista e Prémio Nobel da Paz 2018, Denis Mukwege, o antigo funcionário da Exxon Mobil e político popular, Martin Fayulu, e o ex-primeiro-ministro e ex-membro da Coligação Lamuka, Adolphe Muzito.

Entretanto, os principais candidatos da oposição denunciaram o "caos" e as "irregularidades" que, segundo eles, se verificaram no acto eleitoral que decorreu na RDC.

"É um caos total, não há organização", declarou Martin Fayulu à comunicação social depois de ter votado numa assembleia de voto em La Gombe, um bairro de Kinshasa que acolhe várias instituições e embaixadas na capital da RDC.

Por outro lado,  pelo menos 19 pessoas morreram devido à violência durante as eleições gerais desta semana na República Democrática do Congo (RDC), anunciou o Centro Carter, sediado nos Estados Unidos, que enviou uma missão de observação às urnas.

Num relatório preliminar sobre a votação, a organização concluiu que "o período de campanha foi geralmente calmo", embora se tenham registado "incidentes violentos à medida que se aproximava o dia das eleições", em que o Presidente cessante Félix Tshisekedi concorre a um segundo mandato de cinco anos.

"Pelo menos 19 mortes, incluindo dois candidatos, foram atribuídas à violência relacionada com as eleições", afirmou o Centro.

Ainda na RDC,  Os confrontos voltaram ao leste da República Democrática do Congo (RDC), após dez dias de acalmia, coincidindo com o início do apuramento do resultado das eleições gerais, incluindo presidenciais, segundo testemunhas citadas pela AFP.

"Desde as 06h00 locais  que se registam combates intensos" em Kibarizo, cerca de 50 quilómetros a noroeste de Goma, a capital da província do Kivu do Norte, segundo os habitantes locais.

Um activista da sociedade civil disse à EFE que pelo menos 16 pessoas foram mortas entre quinta-feira e sexta-feira em dois ataques das Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sigla em inglês), um movimento com ligações ao grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Ainda nos últimos sete dias, o  Conselho de Segurança da ONU renovou o mandato da Missão de Estabilização na República Democrática do Congo (Monusco) por mais um ano, primeiro passo para a retirada progressiva dos "capacetes azuis" do país.

Os 15 membros do Conselho votaram a favor da renovação da missão, numa das raras ocasiões em que ainda existe unanimidade no órgão máximo da ONU, fixando a data de 20 de Dezembro de 2024 para a retirada total.

E no Benin, o Presidente Patrice Talon anunciou que pretende "restabelecer rapidamente as relações" entre o seu país e os vizinhos que sofreram golpes de Estado, num discurso anual à nação perante a Assembleia Nacional.

O chefe de Estado afirmou que "há um tempo para condenar, um tempo para exigir e um tempo para fazer um balanço e tomar nota", referindo-se em particular ao Níger, onde um golpe de Estado em Julho derrubou o Presidente Mohamed Bazoum.

Um outro assunto destacado no noticiário africano da ANGOP foi a promessa feita pelo novo primeiro-ministro guineense, Rui Duarte de Barros, segundo a qual vai liderar o Governo, que  tomou posse, "para resultados" e que tudo fará para "levar o país para a frente".

Em breves declarações aos jornalistas no palácio da presidência, em Bissau, Rui de Barros desdramatizou as críticas de militantes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), do qual faz parte, que o acusam de "traição".

Ainda durante a semana que hoje finda, o Unicef alertou que cerca de 45 milhões de crianças correm o risco "iminente" de sofrer doenças, desnutrição ou deslocação na África Oriental e Austral devido à crise humanitária resultante das alterações climáticas.

Para responder a esta crise e "atender às necessidades humanitárias das crianças e comunidades afectadas pelas alterações climáticas", o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apelou a contribuições dos doadores na ordem dos 1,28 mil milhões de euros de acordo com um comunicado divulgado.

"Esta resposta inclui a prevenção e o tratamento da desnutrição aguda através de cuidados contínuos para mães e crianças; a prevenção, detecção precoce e tratamento de doenças em instalações de saúde" ou "a prestação de serviços de educação e protecção de qualidade", entre outros, observou a organização.CS

 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+