Árvores “míticas” em via de extinção no Luena

     Ambiente           
  • Moxico     Sexta, 17 Junho De 2022    17h26  
Moxico: Queda de acácia na cidade do Luena
Moxico: Queda de acácia na cidade do Luena
Teotónio Tchilambavo

Luena – Várias árvores míticas da cidade do Luena (Moxico), entre acácias, bambus e eucaliptos, estão em via de extinção, devido a má conservação e falta de sustentabilidade do processo repovoamento florestal constatou hoje a ANGOP.

Uma grande maioria dessas árvores do casco urbano do Luena e os respectivos bairros periféricos, está em fase de envelhecimento e desaparecimento, com destaque para as acácias rubras, mangueiras, citrinos e eucaliptos, colocando em risco o desenvolvimento sustentável do meio ambiente.

A extinção destas árvores está a acelerar o fenómeno da desertificação, numa região endémica a propagação de ravinas, estando, actualmente, com um registo de 20 erosões nos bairros da cidade.

Tem-se verificado as quedas constantes de árvores na via pública, provocando perigos aos transeuntes e circulação de viaturas nas referidas ruas, bem como reduzindo a purificação do meio ambiente e dos espaços verdes que constituem fontes para uma vida saudável da população.

Face ao fenómeno, o director do gabinete provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, no Moxico, Paulo Lumai, que falava à ANGOP, apelou às Administrações Municipais para a criação de polígonos e viveiros florestais, com vista ao combate das erosões na região.

O responsável disse que há necessidade das Administrações Municipais implementarem acções concretas para a protecção do meio ambiente, mormente a propagação do fenómeno de erosão de que a região é propensa.

Aliadas a essas práticas, Paulo Lumai considerou, igualmente, importante a criação de “cortinas de ventos” nas comunidades, bem como o povoamento e repovoamento florestais para a protecção do meio ambiente.

Mais de cinco mil árvores vão ser plantadas no Luena

A Administração Municipal do Moxico, que alberga a cidade do Luena, capital provincial, prevê plantar, dentro de três meses, mais de cinco mil árvores de diversas espécies, para combater o fenómeno de desertificação em várias espaços da região.

De acordo com o director municipal da Agricultura, Pescas e Florestas, Isidro Jorge Tomás, a acção visa, igualmente, fazer a substituição de árvores em estado avançado de declínio.

“ Já identificamos e catalogamos as árvores que estão em estado avançado de degradação, por isso, durante a época chuvosa vamos lançar a campanha de arborização de cinco mil árvores”, disse, em declarações à ANGOP.

Organizações juntam-se à causa

Para se contrapor este fenómeno, algumas organizações, mesmo de forma tímida, têm promovido ações de arborização nas artérias da cidade do Luena.

Entre elas, o destaque recai para a Associação Voluntários do Luena (AVL) e Associação dos Escuteiros de Angola (AEA), no Moxico, no âmbito do projecto ambiental denominado “Árvore da vida”.

A AVL fez, recentemente, plantação de pelo menos 50 árvores na parte frontal do Hospital Geral do Moxico (HGM), na avenida 1º de Maio e ao longo da Estrada Nacional (EN) 180.

De acordo com o presidente desta organização, Agostinho Machado, a partir de Setembro, com o reinício da época chuvosa, prevê-se implementar mais acções do género em outras localidades da urbe, sendo que estão preparadas 80 mudas numa das estufas da região.

“O grande obstáculo que enfrentamos é a falta de colaboração da população, porque constatamos que em algumas artérias onde plantamos, os moradores removeram as mudas, principalmente ao longo da Estrada Nacional 180”, lamentou.

Já a Associação dos Escuteiros de Angola (AEA), no Moxico, no âmbito do projecto ambiental denominado “Árvore da vida”, deu início à plantação de árvores de espécie de acácias rubras, acção que visa dar outra imagem e criar uma cortina de vento, bem como consciencializar a população sobre a importância da preservação do ambiente.

De acordo com o presidente da Junta Regional da AEA, no Moxico, Félix Mendes, até ao momento foram plantadas mais de 50 árvores, nas cidades do Luena e Luau, prevendo alargar o número na próxima época chuvosa.

Segundo fez saber, o projecto se enquadra na iniciativa da Associação dos Escuteiros de Angola que, num período de dois anos, prevê plantar um milhão de árvores, em todo o território nacional.

Recentemente, o Instituto Nacional para Cidadania - Mosaiko em parceria com a Fundação Fé e Cooperação (FEC) lançou um projecto denominado Usaki, para um período de três anos, voltado à capacitação das organizações sociais na gestão dos recursos ambientais, na província do Moxico.

Traduzido da língua nacional Cokwe, o projecto “Usaki”, que significa floresta (mata fechada), é financiado pela União Europeia (UE) e co-financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, beneficiando as zonas urbanos e rurais das províncias do Moxico, Cuando Cubango e Luanda.

Segundo o director - geral do Mosaiko, Frei Júlio Candeeiro, a iniciativa visa emancipar as comunidades e envolver as organizações da sociedade civil na divulgação dos desafios e na gestão inclusiva dos recursos naturais.

O projecto visa, também, fortalecer estas organizações e as autoridades locais, na promoção de boas práticas ambientais, através de iniciativas socioeconômicas sustentáveis, com incidência nas mulheres e nos jovens.

 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+