Especialista aconselha produção do “Hidrogénio Verde”

     Ambiente           
  • Luanda     Segunda, 05 Junho De 2023    16h30  
Verónica Choconeza, ambientalista
Verónica Choconeza, ambientalista
DR

Luanda – Angola deve apostar na produção do Hidrogénio Verde para diminuir o impacto das alterações climáticas e resolver os problemas socioeconómicos de forma sustentável, defendeu, esta segunda-feira, a engenheira de perfuração de poços de petróleo, Verónica Choconesa.

Em declarações à ANGOP, no quadro do Dia Internacional do Ambiente, que hoje se assinala, disse que o país deve apostar neste segmento pensando na resolução de problemas como a seca, tratamento do lixo, produção de energia limpa e  diminuição da emissão de gases nocivos, visando a proteção da biodiversidade.

Fundadora da Startup Nzolani Renewable, virada para a promoção de indústrias verde, ambientalista disse que o hidrogénio verde é obtido de fontes renováveis, em um processo no qual não há emissão de carbono.

Diferente dos combustiveis fósseis, explicou, o aproveitamento energético do hidrogénio raramente se dá por sua combustão, mas por meio de uma transformação electroquímica, realizada em células conhecidas como células a combustível.

Verónica Choconesa esclarece que, embora esteja presente em diversos locais, o hidrogénio raramente pode ser obtido directamente na natureza. Assim, é necessário algum tipo de processamento, caracterizando-o como uma fonte secundária de energia.

As principais fontes de hidrogénio são as fósseis. O processo de separação de hidrogénio consiste basicamente no mesmo para a gasolina nafta, metanol ou até outras fontes renováveis, como o etanol.

“Quando se faz uma perfuração para exploração de petróleo sai gás, água, dióxido de carbono, hidrogénio e oxigénio. Mas, o hidrogénio verde é uma fonte de energia limpa, produzido através de energias renovaveis”.

Quando tratamos por verde, estamos a dizer que ele não tem presença de gases de efeitos estufa.

No seu entender, o uso do hidrogénio é uma resposta positiva contra o desflorestamento e o fumo produzido pelas viaturas.

Por issoVerónica Choconesa defende o reforço da educação ambiental, para o sucesso deste projecto, que é também uma fonte de geração de rendimento.

Para a especialista, a natureza em si já produz gás estufa e com o reforço do que é produzido por aparelhos e meios humanos, há um acúmulo que resulta em males como as alterações climáticas, propriamente o aquecimento global.

Frisou que o maior inimigo do ambiente é o ser humano, pela ambição de pretender rápidos resultados sem pensar na natureza.

Para o efeito, recomendou o reforço da fiscalização e a punição exemplar daqueles que agridem o ecossistema.

Recordou que a natureza é reactiva “atacou, respondeu”,  por isso existem as cheias, secas, descongelamento dos polos, chuvas ácidas, entre outros fenómenos.

Criticou a situação dos aterros sanitários, onde o lixo fica  acumulado ao ar livre, o que representa um crime ambiental, por gerar alto níveis de gases nocivos.

Seca

Por outro lado, disse que o problema da seca nas províncias do Namibe e Cunene pode também ser resolvido com o hidrogénio verde, já que estas regiões contam com um lençol freático denso, devendo-se, para o efeito utilizar  técnicas mais avançadas de perfuração da terra.

Segundo a entrevistada, a exploração deste químico trará para o país investidores, criação de postos de trabalho, pois é também um produto de exportação.

“Temos de olhar para o petróleo como reserva e trabalhar para a redução de gases nocivos”, recomendou.

Implementação em Angola

 Quanto à sua implementação em Angola, informou que começou-se a olhar para este elemento durante a pandemia da Covid-19.

Disse que a Startup que criou  é uma das representantes de Angola sobre hidrogénio Verde.

Neste âmbito, referiu que a organização fez um protótipo com uma subestação de hidrogénio verde  com a captura do dióxido de carbono, para  fazer o sequestro e depois usar para a produção da gasolina verde.

Para avançar nesta direcção, disse que Angola tem de conseguir investimento através de parcerias.

Defendeu também a necessidade de sensibilização da sociedade para entender as suas vantagens.

“Lembro-me que quando começou o projecto, em 2020, olhamos para  a assinatura de Angola do acordo de Paris em 2015,  sobre a redução de 1,5 graus celsius de dióxido de carbono na atmosfera”, asseverou.

Recordou que o ministro da Energia e Águas,  João Baptista Borges, afirmou, em Março deste ano, durante a 9ª edição do Diálogo de Transição Energética de Berlim, que Angola poderá de forma mais realista exportar hidrogénio verde em 2025.

Acrescentou que a utilização desse produto será uma grande mais-valia, podendo gerar mais postos de trabalho, mediante o nascimento de uma nova indústria.

Verónica Choconesa precisou que o do hidrogénio verde pode gerar mais de 500 postos de trabalho, entre  engenheiros, arquitetos, físicos, químicos, economista,  jurista e catadores de lixo

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado a 5 de Junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e activa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. ML/ART

 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+