Futebol: 1° de Agosto vence Isaac em pleno Municipal de Benguela

     Desporto           
  • Benguela     Sábado, 22 Abril De 2023    20h46  
1.º de Agosto mantém aposta na formação
1.º de Agosto mantém aposta na formação
António Escrivão

Benguela - Depois de vencer recentemente o seu arqui-rival (Petro), o 1° de Agosto confirmou neste sábado, em Benguela, o seu bom momento ao "despachar" o Isaac, por 2-0, na 26ª jornada do Girabola2022/23.

Disputado no Estádio Idelfrides Palhares da Costa "Miau", vulgo Municipal de Benguela, o desafio começou algo apático, com os dois contendores a acusarem altos níveis de nervosismo e ansiedade, o que comprometeu o espectáculo futebolístico que os cerca de dois mil espectadores esperavam ver.

Ainda assim, a sorte sorriu para o 1°de Agosto, equipa visitante, que inaugurou o marcador aos dois minutos, na sequência de um auto-golo de Juzi, o capitão do Isaac de Benguela, quando tentava desviar a bola de cabeça, enganando o guarda-redes - "coisas do futebol". 

Vingumba, que veio a ser substituído por Asumani, protagonizou uma jogada de perigo à passagem do minuto 20, dando aviso que o 1° de Agosto não veio fazer turismo, mas sim em busca de três preciosos pontos nesta ponta derradeira do Girabola.

Também Keliano, que cedeu o seu lugar para Silva, mostrou-se inconformado e tentou carregar o esférico para incomodar o último reduto do Isaac, mas foi travado e acabou lesionado, o que precipitou a sua saída ainda no primeiro tempo.

Do lado da turma anfitriã, realce para Kinho que, depois do intervalo, isto é, aos 47 minutos, beneficiou de uma soberana oportunidade, mas vacilou na hora da finalização e perdeu o controlo da bola.

Na resposta, o médio ofensivo Dagó, do 1° de Agosto, deu sequência a uma jogada de mestre e, sem hesitar, rematou forte a "menina", que roçou no travessão da baliza contrária, assustando Tidy, o guardião do Isaac. 

Em desvantagem, o Isaac tentou esboçar um contra-ataque rápido, por intermédio de João Vala, o médio "criativo" inconformado nas hostes da Grupo Desportivo Issac, que ganhou um livre directo após uma falta à entrada da área. 

Na cobrança, a bola embateu na barreira defensiva do 1° de Agosto, resultando no primeiro canto a favor dos benguelenses, que cresceram imensamente nos primeiros vinte minutos da segunda parte.

Mas mais inteligente foi o 1°de Agosto, que diante da ingenuidade e inexperiência do adversário, sentenciou o jogo fazendo o 2 a 0, aos 76 minutos, por Moisés, o camisola 25, que saltou do banco de suplentes para o lugar de Liliano. 

Antes do golo decisivo, os rubro-negros ainda tiveram jogadas flagrantes. Hossi chegou a cabecear com perigo, porém, a bola embateu na defesa do Isaac. 

Aos 85 minutos, Bugos chutou com bastante convicção, obrigando o "kipper" Neblu a recorrer a uma defesa de recurso, para evitar o golo do Isaac.

Com simulações espectaculares à moda Dunguide e Minhas, o médio ala esquerdo César Kangwé, que em alguns momentos levou os adeptos no Municipal a lembrarem as antigas estrelas do 1°de Agosto, como Silulo, Maninho Lóide, Mendonça, Assis e Castela, só para citar alguns, deu outra dinâmica ao jogo, mesmo estando a sua equipa a jogar reduzida a 10 unidades, com a expulsão do seu colega Asumani, após entrada perigosa.

Apesar de nos minutos derradeiros o Isaac ter corrido bastante, na tentativa de obter um resultado positivo, não teve argumentos suficientes para contrapor o favoritismo do 1°de Agosto.

Com este resultado, a formação "militar" continua a sonhar com o título do campeonato, esperando por uma escorregadela do seu arqui-rival o Petro de Luanda, que defronta Domingo a Académica do Lobito, às ordens do categorizado Agostinho Tramagal, por sinal, o treinador mais antigo do Girabola, no activo há 31 anos. JH/CRB 

 

 

 





Notícias de Interesse

+