Kuando Kubango FC com apoio até final do Girabola

     Desporto           
  • Cuando Cubango     Quinta, 10 Fevereiro De 2022    17h28  
Equipa do KKFC recebe incentivo financeiro
Equipa do KKFC recebe incentivo financeiro
Cedida

Menongue - O apoio financeiro ao Kuando Kubango FC (KKFC) até final da época 2021/2022, teve um efeito positivo na equipa, até pouco tempo à beira da desistência do Campeonato Nacional de futebol "Girabola 2021/22" .

O clube está com problemas financeiros desde Junho de 2021,  altura em que despoletou o "caso Lussati”, que culminou com a detenção do presidente de direcção, o capitão Atanásio Lucas.

Na sequência, recentemente o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, General Pereira Furtado, afirmou que a colectividade foi criada à revelia, após uma investigação ao patrocinador local, mas que estavam garantidos os apoios até o final da época.

Resilente, o actual 12º classificado da prova com 21 pontos, desfeiteou o Interclube (4º/28 pts), por 1-0, no fim- de-semana seguinte, em jogo da 17ª jornada, disputado no Estádio dos Eucalíptos, na cidade do Cuito, província do Bié, onde evolui em casa emprestada.

Voltou a superiorizar-se na 18ª ronda, novamente na condição de enfitrião, diante do Recreativo do Libolo (9º/22 pts), também por 1-0.

A formação do Cuanza Sul é tetracampeã nacional. Venceu as edições de 2001 e 2012 e repetiu a proeza em 2014 e 2015.

Em véspera de defrontar o Recreativo da Caála (5º/25 pts), sábado, dia 12, no Huambo, para a 19ª jornada, o presidente da Comissão de Gestão do KKFC, Carlos Jonas, acredita estar-se em presença de uma mudança de paradigma.

Com a situação financeira agora melhorada, devido o apoio da Casa Militar em assistência salarial e abastecimento alimentar até final da época, enquanto o Governo local cria condições para captar financiamentos, disse que a nova realidade motiva o conjunto a lutar pela permanência na prova.

Em entrevista à ANGOP, esta quinta-feira, Carlos Jonas falou sobre o dossier administrativo e da planificação financeira, mormente dívidas, necessidades e o estado jurídico-legal da agremiação estreante na prova maior do futebol nacional.

Sobre a situação finaneira, adiantou que, após a primeira volta do Girabola, são necessários pelo menos Akz 300 milhões para assegurar as despesas até ao fim da época desportiva 2021/2022.

Referiu ser aquele valor parte dos Akz 470 milhões quantificados para todo período de competição, sendo que os primeiros 170 milhões são relativos às 15 jornadas já disputadas.

Revelou um passivo de cinco meses, além de salários em atraso na época 2020/2021 na ordem dos 30 milhões, 179 mil e 150 kwanzas.

Explicou que o orçamento previsto tem em conta o pagamento de 20 milhões, 850 mil kwanzas, que multiplicados até Junho próximo, equivalem a 197 milhões, 650 mil kwanzas para a liquidação dos salários da presente época 2021/2022.

 Até a primeira volta do campeonato, liderado pelo Petro de Luanda, com 48 pontos, foram gastos, nos jogos realizados na condição de anfitrião, quatro milhões, 313 mil kwanzas, enquanto que fora de casa o valor ascende os quatro milhões, 580 mil.

Cálculos feitos. em 15 jornadas da segunda volta, haverá a necessidade de pelo menos 68 milhões, e 700 mil kwanzas, mais o valor diferenciado da deslocação à província de Cabinda avaliado em oito milhões e 200 mil kwanzas.

Por semana são gastos 516 mil kwanzas, totalizando mensalmente dois milhões e 64 mil kwanzas, segundo o dirigente.

Relativamente aos testes da Covid-19, sublinhou , são necessários oito milhões 290 mil kwanzas, ao passo que o estágio em oito jogos a serem realizados em casa, serão de dois milhões e 400 mil kwanzas.

Quanto ao combustível, manutenção das viaturas, alojamento dos atletas e equipa técnica e outros gastos correntes, são necessários quatro milhões, 280 mil kwanzas

A equipa conta com 65 funcionários, dos quais 35 atletas e oito elementos do grupo técnico, além de dirigentes, pessoal de apoio, auxiliares de limpeza, motoristas, entre outros.

Sobre a responsabilidade do governo provincial de encontrar mecanismos para assumir as despesas após a presente época, lembrou que a intenção remonta da anterior direcção em conflitos com a Lei, desde em Junho de 2021.

O KKFC foi criado em 2009, numa altura em que participava no campeonato provincial Girabairro, com a designação de Futebol Clube Casa Militar do Cuando Cubango.

No mesmo ano mudou de designação para Kuando Kubango Futebol Clube.

No Girabola' 2022, em 18 jogos, obteve seis  vitórias, três empates, nove derrotas e 21 pontos.

Mussa é o melhor marcador, até ao momento, com cinco golos.

 

 





+